Na última semana, a Chevrolet registrou um novo recorde de autonomia para o mais novo SUV da marca no segmento de elétricos no país. Confira.
SUV elétrico da GM quebra o próprio recorde
Nos últimos dias a General Motors (GM), a qual pertence a Chevrolet, repercutiu o novo recorde de autonomia alcançado pelo Bolt EUV no brasil.
O segundo carro elétrico da Chevrolet para o mercado nacional foi submetido a um teste com duração de mais de um dia para registrar uma marca global do modelo.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
O SUV percorreu 901,8 km com carga de bateria completa de 66 kW em 28 horas e 30 minutos.
O desafio para testar a máxima eficiência energética do Bolt EUV foi realizado no campo de provas da GM em Indaiatuba, interior de São Paulo.
Para verificar o recorde mundial do modelo em cenário brasileiro, participaram do teste mais de 70 pessoas, entre jornalistas, influenciadores, clientes, concessionários, parceiros e colaboradores da GM.
Os responsáveis pelos testes se alternaram na direção dos três modelos Bolt EUV disponibilizados.
A ação foi promovida em um circuito redondo com 4,3 km que simula uma reta plana infinita com auditoria do Instituto Mauá.
Condições para melhor autonomia
Para percorrer os mais de 900 km, os motoristas do teste foram instruídos a utilizarem técnicas de otimização para o menor consumo possível de energia da bateria do Bolt EUV.
A média de velocidade desenvolvida durante a prova foi de 35 km/h e os motoristas também foram orientados a evitar acelerações e frenagens bruscas, além de não utilizarem aquecimentos de bancos ou volantes e o ar-condicionado.
Outro fator que contou positivamente para os índices atingidos foi a correta pressão dos pneus e as condições geográficas.
Tal conduta, evidencia o fato de que essas seriam as condições ideais também para condução do modelo no dia a dia, embora muitas vezes a repetição delas sejam impraticáveis.
Além disso, outro fator que influencia na autonomia dos veículos elétricos, como o Bolt EUV é a temperatura extrema a qual os modelos são submetidos, já que a bateria desses modelos necessita de maior atenção quanto a sua refrigeração ou aquecimento.
Características de consumo do Bolt EUV
Conforme já anunciado pelo Garagem360, oSUV compacto 100% elétrico possui sistema de regeneração de energia para bateria em frenagens e desacelerações, que aumentam a autonomia do modelo.
Tal tecnologia é extremamente útil principalmente em ocasiões como o ”para e anda” de trânsitos, muito comuns em megalópoles.
Além disso, outra situação em que o sistema contribui muito são nas descidas de serra.
Característica reforçada durante o teste, a economia de energia do Bolt EUV tem seu pico em baixas velocidades.
De acordo com o Inmetro, o Bolt EUV possui autonomia 50% superior aos maiores concorrentes.
Fonte: garagem360.com.br