A ascensão das montadoras chinesas no Brasil ganhou mais um capítulo recentemente com a expansão da BYD em território nacional. Agora, a fabricante conta com produção na Bahia. Veja os detalhes.
Sai Ford, entra Byd
A montadora chinesa BYD recentemente deu mais um passo rumo à consolidação em território brasileiro.
Como forma de começar a nacionalizar sua frota de veículos, a fabricante fechou acordo para passar a produzir modelos na antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
O anúncio da nova fase da Byd no país foi realizado pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), através de suas redes sociais.
A previsão para início das operações na unidade é para o segundo semestre de 2024.
Impacto da nova fábrica
A principal consequência da nova fábrica nacional da BYD tende a ser a redução de preços dos veículos elétricos, uma vez que os custos de exportação para alguns modelos deixarão de existir.
Dessa forma, a produção local da BYD marca um momento especial na história da montadora chinesa no país.
Para a nova fase, inaugurada com a nova produção local, a fabricante asiática realizará um investimento de R$ 3 bilhões.
Espera-se que a unidade fabril gere milhares de empregos diretos para produção de modelos como o BYD Dolphin, recém lançado no país.
Mais detalhes sobre a nova fábrica
O complexo será composto por três células fabris, dedicadas à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, produção de automóveis híbridos e elétricos e processamento de lítio e ferro fosfato, para o mercado externo.
As três unidades fabris devem gerar mais de 5.000 empregos, segundo a Byd.
Ainda segundo a fabricante, o novo complexo da montadora será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços.
Segundo Stella Li, CEO da Byd Américas: ‘’As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
BYD Dolphin
O BYD Dolphin mal chegou ao Brasil e tem dado o que falar.
A mais nova atração da montadora chinesa tem preço de R$ 149.800,00, um dos valores mais acessíveis do mercado de veículos elétricos.
Além disso, o Dolphin conta com bateria Blade de 44.9kWh que gera autonomia de 294 km, segundo o Inmetro.
O Byd Dolphin vai de 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h.
Fonte: garagem360.com.br