O Ford Territory 2024 teve seu lançamento oficial no Brasil nesta segunda-feira, 28 de agosto. Em nova geração, o SUV mudou por completo com mudanças que vão desde o visual até a parte mecânica. Oferecido em versão única Titanium, o Territory 2024 tem preço R$ 209.990. Isso significa que o modelo teve redução em relação ao modelo 2023, este com valor partindo de R$ 219.390
De acordo com a empresa, as primeiras unidades já desembarcam nas concessionárias a partir desta semana. O modelo segue com importação vinda da China, onde este produto foi desenvolvido, mas passou por uma “aclimatização” para vir ao Brasil
Como principais novidades, o carro traz estética totalmente repaginada, o que lhe deu uma cara mais robusta, além de ter ganhando em tamanho. O motor 1.5 foi renovado, ganhando mais potência. Outra alteração importante é a adoção do câmbio DCT – dupla embreagem — no lugar do CVT.
Vamos conhecer então mais sobre motor, desempenho, tecnologias e preços do Territory 2024 no Brasil. também vamos falar de nossas primeiras impressões com o SUV.
Motor e potência
O Ford Territory 2024 está equipado com motor 1.5 Ecoboost, turbo com injeção direta e comando variável, utilizando somente gasolina. Houve aumento de potência, passando de 150 cavalos para 169 cavalos a 169 cavalos a 5.500 rpm. No caso do torque, os números subiram de 225 Nm para 250 Nm, com o torque máximo disponível entre 1.500 a 3.000 rpm
De acordo com a empresa, o SUV faz de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. O consumo médio do Territory divulgado pela fabricante fica em 9,5 km/l (cidade) e 11,8 km/l (estrada). No trajeto realizado entre São Paulo e Itu, de cerca de 180 km, ida e volta, o motor mostrou uma boa entrega de força.
Destaque para o baixo índice de ruído interno sentido dentro da cabine. São 4 modos de condução para o modelo: além do Standard, estão disponíveis ECO (que prioriza o consumo mais baixo), SERRA/COLINA (destinado a situações de menor aderência) e ESPORTIVO (mantendo marchas mais baixas para aumentar o giro do moto).
A volta do DCT
Para o sistema de câmbio do Territory, a Ford escolheu um a nova transmissão de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission). Para os que lembram da antiga Power Shift que passou por diversos problemas, vale esclarecer que se trata do mesmo tipo de tecnologia, porém, em uma geração totalmente diferente.
No caso da nova dupla embreagem do SUV, a empresa desenvolveu câmbio de 7 velocidades banhado a óleo. No caso dos antigos Power Shift, um dos problemas estaria relacionado ao uso do sistema a seco. Durante o trajeto, o sistema demonstrou trocas extremamente suaves, além de desempenhar funcionamento mais prazeroso em relação ao CVT do antigo Territory.
Pacote do Territory
O modelo ganhou dois novos painel e tela de entretenimento no console central. Ambas são de 12,3 polegadas. Há conexão com Apple Car Play e Android Auto, enquanto o ar-condicionado é duas zonas.
Para as manobras de estacionamento, o Territory está equipado com câmera 360 de alta resolução, que ajuda bastante na hora de parar o veículo. São 3 portas USB-A e 1 USB-C, além de tomada de 12V e carregador por indução para smartphone.
Por sua vez, os assentos dianteiros são elétricos e ventilados, contando com ajustes para reclinação de encosto e de profundidade. Há também um amplo teto solar panorâmico, sempre bem-vindo em carro deste porte
A lista de adventos tecnológicos na condução e para a segurança é extensa, como:
- 6 airbags (frontais, laterais e de cortina).
- Controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go.
- Monitoramento de ponto-cego com alerta de tráfego cruzado.
- Assistente de permanência e troca de faixa.
- Assistente de partida em rampa e descida.
- Freios ABS, controle de estabilidade e tração
De olho no Jeep Commander
O Territory 2024 é oferecido no total de 7 cores: Azul Metálico, Vermelho Vermont, Marrom Roma, Preto Toronto, Cinza Catar e Branco Bariloche. Durante a apresentação do SUV no Brasil, a Ford não escondeu que o objetivo do lançamento da nova geração do SUV é bater de frente com Jeep Compass Série S e Jeep Commander Limited.
Além da direta concorrência com o Compass Série S (R$ 237.190), a fabricante acredita que o Territory pode surgir como uma opção para quem procura SUVs do patamar do Commander, que sai por R$ 249.190 na opção Limited, mas não está interessado em um veículo de 7 lugares.
Seu porta-malas comporta 448 litros, com aumento para 1.422 litros com os bancos rebatidos – está equipado com abertura e fechamento elétrico, além de sensor de abertura sem as mãos. Um dos pontos altos do Territory realmente está em seu espaço interno. O modelo tem 1.706 mm de altura e 1.936 de largura, em ambos casos é maior que os rivais. Com entre-eixos de 2.726 mm e comprimento 4.630 mm, o SUV da forte é maior que Compass nestes quesitos, mas fica um pouco atrás do Commander.
Vale lembrar que os modelos Jeep possuem uma maior variedade de versões, com motores flex e turbo diesel. O conjunto oferecido pelo Territory, no entanto, atrai por seu estilo mais voltado para o asfalto e visual menos aventureiro, que pode agradar certo público.
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Fonte: autoo