Liderando os emplacamentos no mercado brasileiro desde 2021, é inegável que a Fiat Strada conta com um momento bastante favorável.
Contudo, segundo apontam apurações nos bastidores, a Fiat prepara algumas movimentações para preservar a ótima aceitação da Strada, de olho em investidas importantes de algumas concorrentes no segmento de picapes.
Com isso, a Fiat vai redesenhar o portfólio de versões da Strada, mirando alguns produtos recentes, como é o caso da Renault Oroch 2023, que já oferece motorização turbo em seu catálogo topo de linha Outsider.
Outra forte rival entre as picapes monobloco nacionais será a nova geração da Chevrolet Montana, com a estreia no mercado confirmada para o início de 2023.
Entre os aprimoramentos relevantes que a Fiat Strada deverá receber para contra-atacar as rivais reside na chegada da opção 1.0 turbo para a picape.
De acordo com reportagem da Quatro Rodas publicada em julho deste ano, entre o fim do ano que vem e o começo de 2024 o propulsor que hoje figura sob o capô de modelos como o Fiat Pulse e o Fiat Fastback deverá ser aplicado também ao portfólio da Strada.
VEJA TAMBÉM:
- Nova Montana apostará em baixo consumo e bom desempenho para enfrentar Oroch e Toro
- Renault Oroch pode ser uma escolha mais interessante entre Strada e Toro?
Assim como nos SUVs da Fiat, o 1.0 turbo será acompanhado do câmbio CVT e deverá preservar os mesmo números de potência (130 cv) e torque (20,4 kgfm) máximos.
Atualmente a Fiat Strada tem como versões automáticas os catálogos Volcano (R$ 122.790) e Ranch (R$ 127.890), ambas com a mesma caixa CVT associadas ao propulsor 1.3 flex aspirado.
Pode ser que a Fiat preserve uma das opções automáticas da Strada com o motor 1.3 Firefly para oferecer custo-benefício mais competitivo, destinando, com isso, o motor 1.0 turbo para a atual opção topo de linha ou talvez até criando novas versões.
Em paralelo, no mês passado, o site Autos Segredos levantou que a introdução do motor 1.0 turbo na gama Strada será acompanhada de uma leve atualização visual.
De acordo com o site, o facelift vai contemplar apenas alterações na grade frontal e para-choque dianteiro, uma vez que o design geral da picape ainda permanece atual.
Vale citar que, entre as picapes nacionais, apenas a Fiat Strada e VW Saveiro permanecem com o porte compacto que consagrou esse tipo de veículo no país.
Enquanto a Renault Oroch inaugurou o segmento de picapes intermediárias – mas ainda é capaz de rivalizar com a Strada em preço – a Chevrolet Montana, até então uma rival dos modelos de Fiat e VW, também vai evoluir para a categoria imediatamente acima.
A Chevrolet, seguindo a estratégia da Renault, também deverá apostar em preços competitivos para a nova Montana, o que promete esquentar a disputa no segmento.
Fonte: autoo