A Fiat foi buscar um nome icônico de quase 90 anos para batizar seu quadriciclo elétrico. Topolino será o nome do modelo urbano de dois lugares que a marca lançará em breve na Europa.
A Stellantis divulgou apenas uma imagem do carrinho, em meio a uma paisagem deslumbrante. E para os mais observadores foi possível notar que o Topolino não é exatamente uma novidade: trata-se de uma versão do Citroën Ami, já comercializado há algum tempo.
Não que isso signifique que o Topolino é um Citroën disfarçado. Pelo contrário. A marca foi muito feliz em criar um veículo com uma aparência similar a outros de seus carros retrô como o 500 e detalhes que não passam despercebidos como os retrovisores circulares.
“Este nome renomado e evocativo é o que abriu caminho o caminho para a mobilidade urbana e imediatamente lembra o primeiro Fiat 500, o carro icônico que revolucionou o conceito de veículo motorizado”, disse a Stellantis.
Mais lançamentos em 2023
O Topolino tem uma enorme importância para a Fiat já que ele é considerado seu primeiro carro popular, por assim dizer. Lançado em 1936, época em que automóveis eram ainda um produto de elite, o pequeno carro mudou a mobilidade nas cidades italianas e foi produzido até 1955.
A Fiat ainda esconde quando o novo Topolino chegará ao mercado, mas certamente isso ocorrerá já nos próximos meses, junto do Fiat 600 (Seicento), crossover que substituirá o 500X e é baseado no Jeep Avenger.
Após vários anos com poucas novidades, a Fiat deve voltar a ter um papel de maior protagonismo nos planos da holding para a Europa.
Fonte: autoo