A forte tempestade que caiu em São Paulo deixou milhões de pessoas sem energia elétrica em suas casas. Mas você sabia que o carro elétrico poderá se transformar em uma usina de força para casos de emergência, sendo capaz de abastecer residências por algumas horas?
Entre os modelos que terão essa tecnologia estão as picapes Chevrolet Silverado EV e a Ford F-150 Lightining
VEJA TAMBÉM:
- Conheça 10 carros elétricos vendidos no Brasil com maior autonomia
- Carro elétrico vs a combustão: economia pode chegar a 80%. veja os cálculos
Para que o carro se transforme em uma usina de força de emergência para sua casa é preciso que haja uma transferência bidirecional de energia do veículo para o seu ponto de carregamento. Isso inclui instalação de hardware de carregamento de veículo para rede em casa, compatibilidade de veículos e mudanças no mercado de energia.
Além disso, será necessário o apoio das redes de distribuição de energia. Algumas partes da rede são incapazes de ter uma quantidade significativa de energia sendo descarregada através das conexões ao mesmo tempo, por isso as redes locais precisam garantir que conseguem lidar com isso.
Transformar o carro elétrico em uma fonte de energia para sua casa não é uma questão tão simples e também inclui os custos potenciais de instalação de carregadores V2G compatíveis em casa; impactos no estilo de vida e inconvenientes do atraso no carregamento de veículos elétricos (se o carro estiver alimentando a casa).
A GM Energy, braço da montadora voltado para energia, anunciou recentemente dois kits Ultium Home para permitir o carregamento V2H entre um carro elétrico e uma casa. Outras fabricanes também vão oferecer suporte ao carregamento bidirecional.
Além da Ford, com a picape elétrica F-150 Lightning, a Hyundai fará o mesmo com o Ioniq 5 e a Kia com o EV6, que chegou a ser mostrado no Brasil, mas com a alta demanda em outros mercados, além de gargalos na produção, acabou ficando sem previsão de chegada ao país.
Outros modelos também terão o recurso de serviremde carregadores para resisdências, como o o Volvo EX90 e até o Nissan Leaf. A Tesla está um pouco reticente com essa questão do carregamento bidirecional, mas deverá trazer essa tecnologiarovavelmente trará a tecnologia até 2025.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo