O uso do etanol atingiu seu valor mais vantajoso em relação ao preço da gasolina desde 2018. O preço médio do combustível atingiu em janeiro 66,8% do valor cobrado pela mesma quantidade de gasolina comum, estabelecendo o menor patamar desde setembro de 2018, quando alcançou 66,9%.
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Os dados são do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para ser considerado vantajoso, a relação do preço do etanol com o da gasolina tem que ficar abaixo dos 70%.
Bom lembrar, no entanto, que essa conta não é uma regra. O ideal é que cada motorista teste o consumo do seu próprio carro com os dois combustíveis e faça as contas do custo por quilômetro com cada um. Para fazer isso, zere o hodômetro parcial até o abastecimento. Depois disso, basta dividir a quilometragem marcada com a quantidade de litros abastecidos.
Os resultados revelam que essa vantagem do etanol é ainda maior em algumas regiões, onde estão os maiores produtores de cana-de-açúcar. destaque para Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do sul e Minas Gerais.
Por outro lado, há regiões em que a gasolina continua sendo a melhor opção disponível sob a ótica do custo-benefício, como ocorre no Norte (Rondônia, Roraima, Pará), Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará) e Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina). Nos demais estados, a pesquisa considera a escolha indiferente.
De acordo com os dados do Panorama, cinco dos seis combustíveis monitorados ficaram mais baratos para o consumidor em janeiro deste ano. O etanol foi justamente o que mais teve queda de preço, com baixa de 1,9%, seguido do diesel S-10 (-1,2%), da gasolina comum (-0,6%) e da gasolina aditivada (-0,5%).
Veja os 10 carros mais econômicos do Brasil
Renault Kwid 1.0 – 1,36 MJ/km
Cidade (etanol): 10,8 km/l
Estrada (etanol): 11 km/l
Cidade (gasolina): 15,3 km/l
Estrada (gasolina): 15,7 km/l
Chevrolet Onix Plus 1.0 – 1,42 MJ/km
Cidade (etanol): 9,3 km/l
Estrada (etanol): 12 km/l
Cidade (gasolina): 13,5 km/l
Estrada (gasolina): 17,4 km/l
Chevrolet Onix 1.0 – 1,46 MJ/km
Cidade (etanol): 9,3 km/l
Estrada (etanol): 11,4 km/l
Cidade (gasolina): 13,3 km/l
Estrada (gasolina): 16,5 km/l
Peugeot 208 1.0 – 1,47 MJ/km
Cidade (etanol): 9,6 km/l
Estrada (etanol): 11,1 km/l
Cidade (gasolina): 13,3 km/l
Estrada (gasolina): 15,8 km/l
Fiat Cronos 1.0 – 1,47 MJ/km
Cidade (etanol): 9,8 km/l
Estrada (etanol): 11 km/l
Cidade (gasolina): 13,4 km/l
Estrada (gasolina: 15,6 km/l
Renault Stepway 1.0 – 1,48 MJ/km
Cidade (etanol): 10 km/l
Estrada (etanol): 10,2 km/l
Cidade (gasolina): 13,9 km/l
Estrada (gasolina):14,7 km/l
Volkswagen Polo 1.0T – 1,48 MJ/km
Cidade (etanol): 9,3 km/l
Estrada (etanol): 10,5 km/l
Cidade (gasolina): 13,5 km/l
Estrada (gasolina):15 km/l
Fiat Mobi – 1,5 MJ/km
Cidade (etanol):9,6 km/l
Estrada (etanol):10,4 km/l
Cidade (gasolina):13,5 km/l
Estrada (gasolina): 15 km/l
Hyundai HB20 1.0 – 1,51 MJ/km
Cidade (etanol): 9,6 km/l
Estrada (etanol): 10,4 km/l
Cidade (gasolina): 13,5 km/l
Estrada (gasolina): 14,6 km/l
Volkswagen Polo 1.0 – 1,51 MJ/km
Cidade (etanol): 9,3 km/l
Estrada (etanol): 10,5 km/l
Cidade (gasolina): 13,5 km/l
Estrada (gasolina): 15,0 km/l
Fonte: autoo