As vendas de automóveis e comerciais leves para locadoras têm se tornado importantes no Brasil desde o grande aumento de preços dos veículos novos e com a alta nas das taxas de juros para financiamentos, o que aconteceu depois da pandemia. Agora, com o balanço de janeiro a outubro de 2024, feito pela Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (Abla), chegamos a 502.535 unidades vendidas, ou 25,1% do total.
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Portanto, as vendas de veículos para locadoras já representam mais um um quarto do total. De acordo com as projeções da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o setor de locação deverá ficar com 620 mil unidades vendidas em 2024, representando 25,3% do total vendido pela indústria no ano. Uma tendência que se revela nos últimos três anos, quando os números de aquisição ficaram em 25%.
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Aluguel por assinatura segue em alta
A ABLA estima ainda que as locadoras terminarão 2024 com uma frota total que incluem novos e seminovos de 1.650.000 automóveis e comerciais leves, o que representa um crescimento de 5,1% na comparação com a frota total de 1.570.820 unidades registrada em 2023. Ao final do terceiro trimestre desse ano a frota total das locadoras já chegou a 1.603.000 automóveis e comerciais leves.
Os dados apresentados revelam, ainda, que a modalidade de locação que mais crescerá esse ano será a do Carro por Assinatura, com projeção de aumento de 44% no total da frota do setor destinada a esse perfil de clientes.
Ao final 2024, serão aproximadamente 880 mil automóveis e comerciais leves destinados para aluguéis de longo prazo (terceirização de frotas), sendo 180 mil deles para os clientes do Carro por Assinatura. As projeções e estatísticas da ABLA foram feitas a partir dos dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).
Fonte: autoo