A segurança é um dos pilares para a decisão de compra de um novo veículo. Porém, você sabe quais são os carros mais seguros do Brasil? Veja alguns deles com base nos resultados do Latin NCAP.
Carros mais seguros do Brasil
Comprar um novo modelo significa investir em um produto de bem durável, algo que demanda muito dinheiro. Porém, além do fator “preço”, outros pilares para a tomada de decisão são o nível de conforto, tecnologia embarcada, design, predileção por marca, e claro, segurança.
Esse último tem sido cada vez mais buscado pelos consumidores, tanto que os lançamentos mais recentes inclusive de modelos considerados “populares”, como Hyundai HB20, por exemplo, incluem novos itens de segurança ativa e passiva, vista somente em carros de luxo e mais equipados.
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Porém, para definir com precisão quais são os carros mais seguros do país, algum critério de medição deve ser usado. Nesse sentido, o mais usado é o nível de classificação de estrelas do Latin NCAP, órgão pertencente ao Global NCAP que afere o nível de segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe.
Contudo, o órgão tem atualizado o nível de exigências e segurança que espera dos modelos, tanto que desde a última modificação de protocolo, que aconteceu em 2020, somente o VW Taos conseguiu classificação máxima de cinco estrelas.
Para não considerar apenas o modelo como o veículo mais seguro do Brasil, o Garagem360 também levou em consideração os resultados obtidos pelo órgão antes da atualização de 2020, para listar quais são os modelos mais seguros do país, veja!
VW Taos
Desde as atualizações feitas nos protocolas de medição do Latin NCAP, em 2020, somente o Taos conseguiu um resultado de cinco estrelas nos testes de segurança.
O SUV da montadora atingiu um percentual de proteção para adultos e crianças de 90%, enquanto os equipamentos de assistência de condução atingiram a média de 85%. Já a proteção de pedestres foi de 61%.
Toyota Corolla
O sedã da montadora japonesa foi avaliado em dezembro de 2019. Na época o sistema não considerava percentual, mas sim classificações “boas”, “adequadas”, “intermediária”, “fraco” ou “pobre”.
No caso do veículo ele conseguiu atingir classificação boa para a proteção da cabeça e pescoço do motorista e passageiros, bem como a região dos joelhos. Já a área do peito atingiu nível intermediário.
Onix
O hatch Chevrolet Onix também compõe a lista. Ele foi testado em novembro de 2019, quando conseguiu marcações boas para cabeça e pescoço e intermediária para os joelhos.
Onix Plus
Já o sedã Onix Plus também obteve nota máxima e recebeu classificações semelhantes do hatch durante os testes. As áreas da cabeça e peito oferecem bom nível de segurança, enquanto a dos joelhos ficou como nível de segurança intermediário.
VW Jetta
Outro carro da Volkswagen que conseguiu boa classificação foi o Jetta. O sedã teve anotou nível de segurança bom para cabeça e pescoço, enquanto o tórax foi avaliado como adequado. A área do joelho também tive o nível de proteção registrado como “bons”.
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