Aplicativos de transporte atraíram muitos brasileiros em busca de trabalho ou de uma renda extra. Já são mais de um milhão de motoristas de aplicativo no País, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para se destacar na atividade e receber boas avaliações, é preciso deixar o cliente satisfeito com o atendimento, desde o momento em que ele solicita a corrida até o destino final.
Alécio Cavalcante, CEO da Ubiz Car, plataforma de mobilidade urbana conhecida como Uber das cidades do interior, ressalta que uma das diretrizes de sua empresa é incentivar os motoristas a prestar um bom serviço.
Segundo ele, o motorista parceiro do app é orientado a perguntar qual rádio o cliente quer ouvir, a ligar o ar condicionado e a deixar o GPS ativado durante todo o percurso.
VEJA TAMBÉM
3 dicas para o motorista de aplicativo deixar os clientes satisfeitos
Além das orientações acima, o executivo traz outras três dicas para que o motorista de aplicativo melhore a experiência de seus passageiros/clientes.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
- Ofereça ajuda – Como motorista de aplicativo, você pode mandar uma mensagem para o cliente antes do embarque, perguntando se ele precisa de auxílio com alguma compra ou volume. Assim que encontrá-lo, pode descer do veículo e ajudá-lo a entrar. É importante dar suporte também quando o passageiro aparenta ter limitação para se locomover ou esteja com acesso difícil até o carro, por conta de alagamentos ou de buracos na via, por exemplo. “Ser proativo é sempre visto com bons olhos e as chances desse cliente indicar o serviço para outras pessoas fica maior”, destaca Cavalcante.
- Seja simpático – Ainda que o passageiro mal-humorado não pratique gentileza, mantenha a tranquilidade durante todo o trajeto. Algumas vezes, o motorista consegue reverter a situação e a corrida fica agradável para as duas partes. “Quando o usuário é bem atendido, ele se sente estimulado a fazer elogios na plataforma e com isso acaba impactando diretamente nas solicitações de viagem que a empresa recebe”, explica.
- Disponibilize algo a mais – Alguns motoristas se destacam por oferecer algo além do básico para seus passageiros, tornando, dessa forma, a viagem mais agradável. Você pode equipar o carro com balas, revistas, álcool em gel, carregador de celular e água. “São pequenos cuidados que fazem com que o cliente tenha uma experiência diferente, resultando em uma boa avaliação no app”, afirma o executivo.
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui