O manual do proprietário é um equipamento automotivo que é deixado de lado pelos proprietários. O que é um erro, principalmente com os carros cada vez mais modernos, que precisam de um entendimento maior de suas funções.
Manual do proprietário – conheça esse importante equipamento automotivo
Cada vez menos mencionado e acessado, o manual do proprietário é um documento para a orientação sobre o veículo. Ele serve para passar informações ao proprietário, condutor, mecânico, entre outros prestadores de serviço que eventualmente vão trabalhar no carro.
O manual contém informações como especificações técnicas, manutenção recomendada e instruções de uso.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Segundo Luiz Carlos Secco, do “Muito Além de Rodas e Motores”, é importante salientar que o manual do proprietário não é um item para ficar guardado e esquecido no porta-luvas e somente contar com uma breve leitura quando ocorre algum problema imprevisto. Não. Quando uma pessoa adquire um veículo deve incluir a sua leitura entre as ações para melhor conhecer e desfrutar de suas características.
“Por mais absurdo que possa parecer a minha fala, cada dia é mais importante que o usuário utilize e consulte o manual do proprietário porque os carros de hoje possuem muito mais equipamentos eletrônicos e tecnologias do que os veículos de 10 ou 20 anos atrás”, ressalta o jornalista.
Ele afirma que muitos desses equipamentos entram em operação sem qualquer intervenção do motorista, como o botão start/stop, mas mesmo o piloto automático varia de montadora para montadora ou até mesmo de modelo para modelo e requer alguns instantes de atenção para que se aprenda como usá-lo.
Mas outros demandam explicação para a correta e assertiva utilização, como os sistemas Parking Assist de estacionamento automático, Lane Assist de alerta de mudança de faixa, Brake Assist de frenagem de emergência quando o carro se aproxima de outro que vai à frente ou de um obstáculo, evitando a colisão.
Todos esses sistemas são itens de condução semiautônoma que a cada dia estarão mais presentes nos veículos pela segurança e bem-estar que proporcionam para prevenção e redução de acidentes.
Muitos trabalham interligados e funcionam por meio de câmeras e radar, monitorando a presença de obstáculos, veículos e até pedestres e ciclistas ao redor do carro.
Viagem com surpresa inesperada
Quer um exemplo de como o manual do proprietário pode ajudar? Luiz Carlos Secco conta que recentemente um de seus filhos viajou para o exterior e alugou um carro convencional. Mas na hora da retirada do veículo, a locadora forneceu um modelo superior e com tecnologia híbrida.
“No momento de sair com o veículo do pátio da locadora, o carro simplesmente não conseguiu sair do lugar, porque meu filho não achou a alavanca de câmbio para acionar o D de drive. Ela não estava no console central, como nos habituamos a ver. Estava na coluna de direção de maneira discreta na posição na qual hoje acionamos o limpador do para-brisa e do vidro traseiro.” comenta.
Nessa mesma viagem, o sistema de Lane Assist não somente alertava sobre a mudança de faixa como freava o veículo o que causou surpresa e susto aos ocupantes.
O painel de instrumentos também informava a velocidade permitida em cada trecho das estradas e a mudança era automática e imediata. Assim que passava pela placa de 90 km/h, a informação era mostrada no painel. E se a velocidade permitida mudasse para 70, o visor no painel mudava imediatamente. Até em trechos com equipe de reparos trabalhando, a velocidade menor era mostrada no painel.
Você pode escutar essas e outras histórias no podcast disponível no link.
Fonte: garagem360.com.br