Já tramita de maneira avançada a proposta da Reforma Tributária. Ela, entre outros pontos, visa implementar o IPVA mais barato para carros menos poluentes. Assim, além de se tornarem mais acessíveis, alimentarão uma economia mais verde e um promissor futuro eletrificado no Brasil.
IPVA mais barato para carros menos poluentes pode se tornar realidade
O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um tema amplamente discutido no Brasil há anos. Recentemente foram aprovadas mudanças significativas que afetam diretamente o mercado automotivo do país.
Uma das principais medidas é a proposta de cobrança progressiva do IPVA com base no impacto ambiental do veículo.
A nova proposta leva em consideração o impacto ambiental dos veículos para definição das taxas. Assim, carros elétricos, híbridos, movidos a etanol, biodiesel e biogás terão acesso ao benefício de um IPVA reduzido.
Essa medida visa incentivar a utilização de veículos mais sustentáveis e contribuir para a redução da emissão de poluentes na atmosfera.
Além disso, a reforma mantém a progressividade do valor do IPVA de acordo com o preço do veículo. Isto significa que carros mais caros terão um imposto proporcionalmente maior.
O estado de São Paulo, que concentra grande parte do mercado de veículos elétricos e híbridos, já estudava reduzir ou isentar o IPVA para esses tipos de veículos.
Dessa maneira, sua população deve ser uma das mais beneficiadas. Uma vez que ela concentra uma frota enorme também, será ideal para incentivar a troca da frota por uma menos poluente.
Entenda mais sobre o assunto: IPVA vai ficar MUITO mais barato para quem tem esse tipo de carro após reforma
Medida visa ampliar cobrança para veículos antes não taxados
Outro ponto relevante da reforma é a ampliação da cobrança do IPVA para outros tipos de veículos. Anteriormente isentos, agora motos aquáticas, iates, helicópteros e jatos também estarão sujeitos ao imposto.
No entanto, é importante ressaltar que veículos agrícolas e de serviço estão excluídos dessa cobrança, a fim de não prejudicar a atividade produtiva.
A medida tem como objetivo atingir bens utilizados por pessoas com maior poder aquisitivo, que antes não eram tributados, enquanto veículos populares, usados por pessoas mais carentes, pagavam o IPVA anualmente.
Com a aprovação do texto, espera-se uma redução do imposto em todo o país, proporcionando benefícios econômicos e incentivando a produção de veículos eletrificados.
Por fim, a medida do IPVA mais barato para carros menos poluentes visa também impulsionar ainda mais a produção e as vendas de veículos eletrificados, principalmente os compactos, que são a porta de entrada para esse mercado.
Fonte: garagem360.com.br