Em alta no Brasil em 2023, o mercado de carro elétrico vive seu melhor momento na história. Dessa forma, não só os novos modelos como seus atributos passam a ser temas de discussão, como por exemplo, a bateria desses veículos. Você sabe como prolongar a vida útil dela?
Cuidados com a bateria de carro elétrico
Assim como é importante lidar de forma responsável com os itens de um veículo convencional, abastecido com combustível, também torna-se necessário cuidar bem dos equipamentos de carros elétricos.
Sobretudo pelo fato de serem novos no mercado e ainda gerar desconhecimento em muita gente, os veículos elétricos precisam ser preservados principalmente em um item: a bateria.
Dessa forma, confira dicas de como preservar a bateria do seu carro elétrico.
Atenção ao uso e carregamento
A bateria de íon de lítio é responsável por armazenar a energia para impulsionar o veículo.
Sendo assim, ao contrário de um tanque de combustível que pode ser reabastecido em qualquer posto, as baterias precisam de maior atenção com o seu uso e carregamento.
Estima-se que a bateria de íon de lítio dure entre 8 a 10 anos, mas com os cuidados necessários, pode ultrapassar esse período.
Uma das formas de garantir mais longevidade é utilizar o carregamento rápido com moderação.
Não carregar totalmente
O recomendado é manter a bateria operando entre os estados de carga de 20% e 80%, portanto sem carregar ou descarregar ela até o máximo possível.
Além de aumentar sua durabilidade, não carregar totalmente a bateria ajuda a otimizar a recuperação de energia por meio da frenagem regenerativa, que pode ser desativada quando as baterias estão completamente carregadas ou próximas desse estado.
Não descarregá-la totalmente
Assim como não é recomendado carregar totalmente a bateria, o oposto também se aplica.
As baterias de íons de lítio funcionam melhor em ciclos de carga e descarga parciais em vez de completos.
Uma vez que a tecnologia de baterias de ions de lítio não têm o chamado “efeito de memória”, não há nenhum problema em utilizar cargas e descargas parciais.
Isso não apenas evitará o desgaste excessivo (que acontece nos estados de carga e descarga extremos), mas também otimizará sua operação.
Carregamento lento
É recomendável optar pelo modo de carga lento de 8 horas ou mais.
Mesmo que demore mais, essa prática aumenta a vida útil da bateria.
Assim, o ideal é deixar o carregamento rápido para momentos específicos, como em uma parada durante uma longa viagem ou quando realmente ficar sem tempo para deixar horas carregando.
Não submetê-la à temperaturas excessivas
Quando ultrapassa os limites recomendados, a temperatura pode afetar negativamente a durabilidade da bateria.
Isso acontece porque os mecanismos de degradação da bateria são muito sensíveis à temperatura.
Além disso, nos casos de temperaturas baixas, o aumento da resistência interna da bateria dificulta sua carga (e descarga).
Fonte: garagem360.com.br