Neste 20 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Fusca. Uma data especial para um ícone do mercado automotivo brasileiro, que já vendeu mais de 3,1 milhões de unidades e foi líder do mercado durante 23 anos.
Foi no dia 20 de janeiro de 1959 que a produção nacional deste lendário modelo teve início (data oficializada pela fabricante), ainda com o nome de Volkswagen Sedan. O nome Fusca seria utilizado a partir de 1983.
E, para enaltecer esta data, a marca alemã apresenta três unidades raras de seu acervo histórico da Garagem VW, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
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Dia Nacional do Fusca: conheça os modelos históricos do acervo da Volkswagen
Neste 20 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Fusca. Uma data especial para um ícone do mercado automotivo brasileiro, que já vendeu mais de 3,1 milhões de unidades e foi líder do mercado durante 23 anos.
Foi no dia 20 de janeiro de 1959 que a produção nacional deste lendário modelo teve início (data oficializada pela fabricante), ainda com o nome de Volkswagen Sedan. O nome Fusca seria utilizado a partir de 1983.
E, para enaltecer esta data, a marca alemã apresenta três unidades raras de seu acervo histórico da Garagem VW, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
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No Dia Nacional do Fusca, veja os modelos do acervo da Volkswagen
Para celebrar o Dia Nacional do Fusca, a VW recebeu membros do Fusca Clube do Brasil e Fusca Club ABC e apresentou três unidades prestigiadas de seu acervo.
Modelos dos anos de 1986, 1993 e 1996 estão expostos na Garagem VW – parte II, com os cuidados da equipe de Engenharia da marca alemã para a preservação deste pedaço da história marcante para os apaixonados por carros antigos.
“A oportunidade de gerenciar um acervo de veículos clássicos traz um misto de desafio e também de muita nostalgia, por poder viver cada produto, pensando em como aquela unidade marcou a indústria do País”, destaca André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto.
Conforme a Volkswagen, a estimativa é de que 1,7 milhão de unidades do Fusca ainda estejam em circulação no país. “É um privilégio poder mostrar três unidades raríssimas e totalmente preservadas durante as comemorações do Dia Nacional do Fusca. O Fusca não é só um queridinho nosso, mas do mundo inteiro”, completa Drigo.
Veja a seguir um pouco sobre os memoráveis modelos:
Fusca 1986
A chamada “primeira fase” do Fusca no Brasil foi de 1959 a 1986. Após este ano, o modelo teve sua produção paralisada, até ser retomada em 1993.
A versão de 1986 está entre os últimos fabricados nesta etapa e marca o final fabricação antes deste hiato. A unidade contava com motor 1.600 cm³ abastecido com etanol.
Fusca 1993, o Fusca Itamar
Sete anos após o fim de sua produção, o Fusca voltou a ser fabricado em 1993, a pedido do então Presidente da República, Itamar Franco. Por este motivo, o modelo ficou lembrado como Fusca Itamar.
O chefe do executivo federal desejava retomar a fabricação para estimular a economia e gerar mais empregos. Além disso, o governo realizou um programa de isenção tributária para a motorização refrigerada a ar de Fusca e Kombi.
O primeiro exemplar fabricado na segunda fase está exposto na Garagem VW e tem chassi número 9BWZZZ11ZPP00001. Este fusca foi apresentado para Itamar Franco na celebração que marcou o retorno da produção.
Fusca 1996
O ano de 1996 marcaria o fim definitivo da produção do Fusca. Para celebrar o final de um ícone da indústria automotiva, a Volkswagen criou a Série Ouro.
Foram produzidos 1.368 exemplares do Fusca Itamar, caracterizados pelos faróis auxiliares, lanternas escurecidas, logotipo nas laterais e, na tampa do motor, o emblema “Fusca”, em dourado.
A cabine veio com bancos revestidos de Pointer GTI, volante de Gol, painel com fundo branco e vidros verdes. Além disso, três exemplares foram alterados para conversíveis pela transformadora de veículos Sulam. Um destes veículos está exposto no acervo da VW e conta com motor de 1.600 cm³ a gasolina.
Dia Nacional do Fusca: história do lendário veículo
Certamente, o Fusca jamais será esquecido pelo público. Aos apaixonado ou não por carros antigos, este lendário modelo já esteve presente em algum momento na vida dos brasileiros.
O Dia Nacional do Fusca marca o início oficial da produção do veículo em terras brasileiras, no dia 20 de janeiro de 1959. Foi neste ano que o carro começou a ser fabricado inteiramente no Brasil.
Mas as operações da Volkswagen no Brasil foram iniciadas um pouco antes. Importado desde o ano de 1950, o Fusca começou a ser montado em 1953, com peças importadas, em um galpão no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo (SP) com o motor de 1.200 cm³.
Foi a partir de 1959, na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que o Fusca, na época chamado de Volkswagen Sedan, foi produzido até a primeira paralisação, em 1986.
Sempre com transmissão manual de quatro marchas e tração traseira, o motor de quatro cilindros refrigerado a ar passava de 1.200 cm³ para 1.300 cm³ com 45 cv brutos, em 1967.
Em 1970, o motor recebeu novas modificações. Sendo alterado para 1.500 cm³ e 52 cv de potência, o veículo precisou passar por mudanças, como o aumento de 62 mm da bitola traseira, alterando o tamanho do modele, que recebeu o apelido de “Fuscão”.
Em 1974, novas mudanças. Motor de 1.600 cm³, com dupla carburação, gerava 65 cv brutos. Outras modificações foram realizadas, como o aumento da bitola dianteira, para-brisa maior, pisca alerta e sistema de ventilação interna.
Com o passar dos anos, várias modificações aconteceram, como as marcantes lanternas traseiras grandes e arredondadas, apelidadas de “Fafá”. Mas foi em 1983, que o nome Fusca foi eternizado, substituindo o original Volkswagen Sedan.
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Em 1986, a produção foi paralisada, sendo retomada em 1993 e finalizada oficialmente em 1996, devido ao baixo desempenho em vendas. Mas nada que apague a marcante história deste ícone do mercado automotivo.
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Fonte: garagem360.com.br