O final da placa de carro, para alguns compradores, pode ser um fator determinante para a compra ou não do veículo, principalmente seminovo. Os motivos são os mais variados, como o pagamento do IPVA, mas o principal é o rodízio, fator que leva 56% dos consumidores escolher o final da placa na compra do carro, revela pesquisa.
Final de placa mais desejado
Com foco em identificar o comportamento do consumidor na busca por um carro novo, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta uma nova pesquisa sobre a relevância do número final da placa entre os usuários da plataforma na hora de adquirir um veículo.
De acordo com levantamento realizado pelo Webmotors Autoinsights, quando questionados sobre as motivações para escolha do final da placa, 56% dos respondentes disseram levar em conta o rodízio de veículos.
A medida é adotada na cidade de São Paulo em áreas urbanas com alto volume de tráfego que consiste em restringir a circulação de veículos em dias e horários específicos, de acordo com o final da placa do carro, com o objetivo de reduzir congestionamentos e a poluição.
Ainda segundo o estudo, IPVA (27%), licenciamento (19%), crenças (8%) e outros fatores (6%), como preferências pessoais e finais de placas diferentes do carro que já possuem, foram as demais razões citadas na questão.
Na comparação dos finais de placa mais buscados na plataforma Webmotors entre o primeiro trimestre de 2022 e o de 2023, a liderança se manteve com os finais 1 e 2, que têm o pagamento do licenciamento programado para o mês de julho e o rodízio às segundas-feiras.
Segundo o estudo, estes foram os principais números buscados na plataforma em 2022 e 2023.
Ao confrontarmos os dois trimestres nota-se, entre um ano e outro, um aumento da preferência pelos finais 7 e 8, que agora estão na terceira posição do ranking, antes ocupada pelos finais 9 e 0.
O estudo realizado pela Webmotors ouviu 2.328 usuários da plataforma no período de 29 de maio.
Posso trocar o número ou letra das placas?
Não, já que os números são gerados quando o veículo é registrado no Detran. Em alguns estados, é possível escolher números da placa do veículo 0 km, mediante agendamento prévio e pagamento de taxa (atualmente de R$ 132,65). Vale ressaltar que a escolha deve obedecer as opções alfanuméricas disponíveis.
Fonte: garagem360.com.br