A falta de infraestrutura para veículos elétricos no Brasil faz com que a autonomia seja uma das maiores preocupações de quem pensa em ter um veículo movido a bateria por aqui.
Desde fevereiro, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) resolveu unificar as medições usadas com outros padrões internacionais como o europeu WLTP ou o EPA, dos norte-americanos. Há também o NDEC, dos chineses.
As montadoras têm até o dia 30 de setembro para mudar suas propagandas para a medição brasileira, como muitas já fazem. Com as novas regras, muitos carros despencaram em autonomia divulgada, já que as marcas costumam escolher o padrão mais vantajoso.
No do Volvo XC40 Recharge Single Motor, por exemplo, o alcance caiu de 420 km no WLTP para 231 km no Inmetro, uma diferença de 45%. A média geral foi de 30%.
A lista oficial dos 10 carros elétricos com mais autonomia do Brasil é dominada por marcas de luxo, principalmente a BMW com todo o pódio e a quinta colocação. Mercedes-Benz e Jaguar também aparecem. Supreende a Chevrolet em quarto com o Bolt EUV e a BYD em décimo com o Han.
10 elétricos com mais autonomia
BMW IX xDrive 50 – 528 km
BMW i7 xDrive60 – 479 km
BMW i4 40 – 422 km
Chevrolet Bolt – 390 km
BMW iX3 – 381 km
Chevrolet Bolt EUV – 377 km
Mercedes-Benz EQS 53 – 373 km
Mercedes-Benz EQE 300- 369 km
Jaguar I-Pace – 362 km
BYD Han – 349 km
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo