Qualquer motorista já se deparou com o para-brisa trincado. Mesmo se for um dano pequeno, vem a questão: trocar ou reparar? Trouxemos um especialista para dizer o melhor a se fazer nessa hora.
Troco ou reparo o para-brisa danificado?
Primeira coisa para se fazer quando seu para-brisa for danificado é levar para uma avaliação profissional, principalmente, se o dano estiver no campo de visão do motorista.
Se a parte danificada for maior que uma moeda de R$ 1, por exemplo, a substituição do para-brisa será recomendada pelo profissional.
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Inclusive, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) conta com uma deliberação sobre o assunto. A resolução 216 estabelece alguns limites sobre o dano no para-brisa.
A resolução diz que pode haver, no máximo, dois danos em um para-brisa, sendo que esses danos não podem ser superiores em de 4 cm de diâmetro em uma configuração circular ou qualquer outro dano acima de 10 cm de comprimento.
Outro ponto importante que diz a resolução é sobre a área de visão do motorista. Não pode haver nenhum dano no campo de visão do condutor e em uma faixa periférica de 2,5 cm das bordas externas do para-brisa.
O motorista que trafegar com o para-brisa danificado descumprindo esta resolução pode ser penalizado com uma infração grave, que resulta em cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa e retenção do veículo até a regularização.
Dicas sobre dano no para-brisa
Para explicar melhor sobre este assunto, o Garagem360 conta com a ajuda do Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel, Célio Renato Ruiz.
Ele orienta sobre os procedimentos de reparação e substituição de para-brisas e destaca a importância desses equipamentos à segurança do veículo e das pessoas. Confira a seguir:
1 – Para-Brisa com dano circular maior do que 4 cm
De acordo com Célio Renato, o parâmetro para troca quando a fratura é superior a 4 cm. Se o dano for menor do que o mencionado, pode ser realizado o reparo sem a necessidade da troca de todo o para-brisa.
“Determinados danos no para-brisas são reparados com tecnologia UV, que ‘seca’ a resina aplicada na área danificada, finalizada com polimento”, explica Célio.
2 – Danos no para-brisa na visão frontal do motorista é necessária a substituição?
Neste caso a substituição é a melhor opção, pois o processo de troca e fixação de um novo para-brisa é feito com adesivos próprios para essa finalidade.
“Depois da aplicação correta do adesivo no para-brisa, a cura é feita rapidamente e o condutor pode voltar a utilizar o carro poucas horas depois”, comenta o especialista.
3 – Como é feita a troca?
Para realizar a troca do para-brisa o recomendado é sempre procurar um técnico especializado para a aplicação eficiente do adesivo que promove a fixação do para-brisa.
A aplicação correta do adesivo para sua fixação está diretamente ligada a essas questões de segurança.
4 – Pequenos arranhões causados pelo limpador do para-brisa podem causar maiores problemas?
Os pequenos arranhões no para-brisa, na maioria dos casos, podem ser reparados com polimento feito por profissionais especializados.
No entanto, esses pequenos arranhões podem se tornar problemas se estiverem na área de visão do motorista.
“Se a visão do motorista continuar sendo prejudicada após o serviço de polimento, é importante que um profissional avalie a possibilidade de troca do para-brisa”, destaca Célio Renato.
5 – Importância do para-brisa em bom estado
Para o motorista ter uma visão perfeita da estrada, o para-brisa precisa estar em perfeito estado. Isso evita possíveis acidentes causados por uma visibilidade ruim devido a danos no para-brisa.
Além disso, o para-brisa danificado pode interferir negativamente na força protetora do equipamento, pois o mesmo protege os ocupantes contra o impacto de pedregulhos e outros objetos.
Fonte: garagem360.com.br