As tradicionais praças de pedágio estão com os dias contados. O conselho nacional de trânsito (Contran) aprovou a implementação do sistema de livre passagem, também conhecido como pedágio eletrônico, que deve ser implantado em breve nas rodovias de todo o país.
VEJA TAMBÉM:
A expectativa é que essa mudança traga uma cobrança mais justa e eficiente, além de melhorias na mobilidade e redução de custos para os motoristas.
Assim que a medida for publicada no Diário Oficial da União (DOU), as concessionárias terão até 180 dias para implantar o sistema de cobrança, que não exige paradas, redução de velocidade ou barreiras físicas.
Com isso, os motoristas pagarão apenas pelos trechos percorridos, uma mudança em relação ao modelo atual que cobra a taxa sem considerar a quilometragem rodada, prejudicando especialmente aqueles que residem próximo às praças de pedágio. Outro benefício do novo sistema é a redução de emissões de carbono, graças à eliminação das filas nas praças de pedágio.
Segundo Adrualdo Catão, secretário Nacional de Trânsito, espera-se que a nova modalidade torne o pedágio mais barato, justo e equânime, além de facilitar o acesso a informações e simplificar serviços, proporcionando um ganho significativo de mobilidade.
Novo prazo para pagamento e métodos de cobrança
A nova portaria determina que o prazo para o pagamento do pedágio eletrônico será estendido de 15 para 30 dias, proporcionando maior tranquilidade aos cidadãos. Existem duas opções de pagamento: através de um contrato prévio, com cobrança automática no cartão de crédito, ou via CNH Digital, onde o motorista acessa um link para realizar o pagamento.
A CNH Digital reunirá informações sobre o pedágio eletrônico de todas as rodovias brasileiras, permitindo ao cidadão verificar rapidamente as passagens efetuadas, os locais e horários, além dos valores correspondentes. Também será possível acessar links para pagamento dos pedágios e multas por evasão.
A substituição das praças de pedágio comuns pelo pedágio eletrônico deve reduzir os valores pagos pelos motoristas, uma vez que a cobrança será proporcional ao trecho efetivamente utilizado. Com mais postos de pedágio eletrônico, a cobrança por quilômetro rodado garantirá maior justiça tarifária, promovendo uma cobrança mais justa e sustentável.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Fonte: autoo