A Honda CB 300F Twister 2023 é a nova concorrente da Yamaha Fazer FZ25. Ainda sem preço definido, o modelo é evolução da CB 250F Twister, que sairá de linha para a chegada de sua sucessora. Entre os postos que mais chamam atenção está o novo motor, maior e mais potente, além do novo visual que a faz parecer uma naked de alta cilindrada.
Mas alguns detalhes sobre a moto podem ter passado desapercebidos, por isso, veja 5 fatos sobre a nova Twister 300:
- Projeto brasileiro
- Potência
- Consumo
- Velocidade máxima
- Sem controle de tração e suspensão invertida
Saiba o que mudou na Twister em vídeo:
Projeto brasileiro
Apesar de ter surgido primeiro na Índia, como CB 300F, mas sem o sobrenome Twister, este modelo foi desenvolvido pela Honda Brasil. O MOTOO já havia adiantado esta informação em reportagem exclusiva antes do lançamento da moto por aqui. Documentos mostravam que um designer brasileiro é um dos responsáveis pelo desenho da CB 300F. Assim o projeto envolveu a Honda Brasil e a Honda Global, mas acabou saindo antes no mercado indiano.
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Potência
Como novo motor de 293,5 cc, aumentado em relação a CB 250F Twister e também desenvolvido no Brasil, o modelo possui agora 24,7 cavalos de potência máxima, rodando com etanol (veja detalhes na ficha técnica no fim da reportagem). Isso torna a CB 300F venida no Brasil mais potente que a opção indiana, que chega 24,5 cavalos. Isso acontece por conta do motor flex para o mercado brasileiro, enquanto por lá, roda somente com gasolina.
Consumo
Em testes aferidos pelo Instituto Mauá, a CB 300F Twister tem consumo médio de 39,75 km/l (etanol) e 25,58 km/l (etanol). Isso torna a moto ainda mais econômica que a CB 250F Twister, que faz média de 35 km/l.
Velocidade máxima
Há sempre uma curiosidade sobre a velocidade máxima das motos, não é? No caso da CB 300F Twister, a máxima aferida por testes do Instituto Mauá é de 139,5 km/h (gasolina) e 134,4 km/h (etanol).
Sem controle de tração e suspensão invertida
Em relação à CB 300F vendida na Índia, o modelo brasileiro não está equipado com controle de tração e suspensão invertida. Para a dianteira, a empresa equipou a moto novo garfo convencional, com 41 mm de diâmetro. No entanto, os dispositivos de embreagem assistida e deslizantes estão presentas na CB 300F Twister. Para o Brasil, a moto também conta com duas versões: uma com freios combinados (CBS), e outra com ABS.
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Fonte: motoo