As baixas vendas não pouparam nem SUVs e hatches médios em 2023. Os segmentos da moda tiveram modelos que não decolaram e acabaram sendo tirados das lojas.
Outros segmentos estão em processo de extinção e alguns representantes dessas categorias também se despediram. Não há mais um hatch médio nacional, por exemplo. Sedãs médios também estão em uma fase de desaparecimento e dois deles saíram das concessionárias ao longo deste ano.
Relembre, então, 10 modelos que saíram de linha ao longo do ano:
Chevrolet Bolt
Hatches elétricos estão em alta graças aos chineses BYD Dolphin e GWM Ora O3, mas nem todos têm vida fácil nas lojas. O Chevrolet Bolt não brigava em preço, custando mais de R$ 300 mil, mas não foi isso que o tirou das lojas. A estratégia mundial da GM tirou o carro de linha no mundo todo e a nova geração já está em desenvolvimento.
No Brasil chegou a ser vendido com motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm alimentado por um pacote de baterias de íons de lítio de 66 kWh.
Chevrolet Bolt EUV
A versão SUV do Bolt também desembarcou com os dias contados. Vieram 200 unidades e só. Mais barato que o hatch, acabou se dando melhor, mas o lote era mesmo limitado.
O motor era o mesmo elétrico dianteiro de 203 cv e 36,7 kgfm de torque e as baterias de 66 kWh do hatch.
Chevrolet Camaro
Como já é tradição da marca desde o Opala, a despedida do Chevrolet Camaro será com a série especial Collection limitada a 125 unidades. Pelo menos foi o fim da versão a combustão com o V8 6.2 de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de dez marchas.
O nome deve continuar em um novo carro elétrico, mas não sabemos se será um cupê ou se vai virar SUV como o Ford Mustang Mach-E.
Chevrolet Cruze
Para dar lugar na fábrica de Santa Fe, na Argentina, para reforçar a produção do Tracker, a Chevrolet parou de fabricar o Cruze. Foi o ponto final da história da marca no segmento de sedãs médios que começou no Monza, passou pelo Vectra e terminou agora no Cruze.
O modelo ainda consta no site da Chevrolet, já que ainda existe estoque do modelo. Com o fim do sedã, o segmento segue sendo representado somente por Volkswagen Jetta, Toyota Corolla e Nissan Sentra.
Chevrolet Cruze Sport6
O segmento de hatches médios nacionais, que já teve nomes como Volkswagen Golf e Ford Focus, não existe mais com o fim do Chevrolet Cruze Sport6. O modelo seguiu os passos do sedã e parou de ser fabricado na Argentina.
Agora o segmento conta apenas com modelos importados. Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A continuam disponíveis.
Jaguar F-Type
Após 75 anos, o Jaguar F-Type foi outro que saiu de cena com motor a combustão. Para a despedida foi criada uma série especial 75.
Para o Brasil vieram 14 unidades com motor 2.0 turbo de 300 cv. A marca agora vai se dedicar a modelos elétricos.
Kia Cerato
Mais um golpe nos sedãs médios foi o fim do Kia Cerato no Brasil. No primeiro semestre deste ano apenas 14 unidades haviam sido vendidas.
O modelo, porém, terá uma nova geração no exterior e poderá voltar a ser importada no futuro para o Brasil.
Renault Captur
SUVs são quase metade de todo o mercado brasileiro, mas nem todos se dão bem nas vendas. As vendas discretas motivaram o fim do Renault Captur neste ano.
O substituto vai demorar a chegar. Ele será fruto de um investimento de R$ 2 bilhões que a marca prometeu para o Brasil para desenvolver um novo SUV médio.
Renault Zoe
O Renault Zoe foi o pioneiro dos hatches elétricos, mas não decolou nas vendas. A marca preferiu trazer o SUV Mégane E-Tech e tirar o compacto das lojas no Brasil.
A importação já nem seria mais possível, já que na Europa o hatch também se despediu para dar lugar a um novo modelo. Será o Renault 5, um elétrico com estilo retrô.
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Volkswagen Voyage
Sedãs compactos também já tiveram dias melhores. O Volkswagen Voyage se despediu neste ano, pouco depois do Gol, e deixou o Virtus como o representante da marca no segmento.
Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Chevrolet Onix Plus, além do Virtus, seguem mantendo a categoria em pé até que SUVs cupê também ocupem essa faixa de preço.
Fonte: autoo