Comprar ou alugar carro sempre é uma dúvida comum na indústria automobilística. Em um passado não muito distante, a segunda alternativa ainda era uma opção pouco escolhida pela população. Contudo, os dados mostram que ambos setores têm crescido nos últimos meses.
-
A venda de carros, por exemplo, teve um aumento de 22,7%, levando em consideração ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave)
-
Já o segmento de aluguel de veículos por assinatura, dobrou nos últimos três anos, segundo uma análise divulgada pela ABLA. Só nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 31,2%
Mas, o que explica o aumento nesses dois cenários?
Bem, a indústria automotiva tem oferecido ótimas condições que facilitam a aquisição de um veículo novo ou de um aluguel.
Entretanto, antes de tomar uma decisão é preciso ter cuidado para não cair em pegadinhas.
Comprar ou alugar carro em 2024? Coloque tudo na ponta do lápis!
Ao comprar um veículo, é importante lembrar que sempre tem os gastos implícitos e explícitos, como explica Fabrício Gonçalvez, especialista em gestão de fundos:
“É preciso lembrar sempre que temos os custos implícitos e explícitos quando adquirimos um veículo. Explícito é aquele que o boleto vem à sua casa para ser pago, a parcela em si, para pagar um produto ou serviço. Já os custos implícitos são, por exemplo, a desvalorização do bem. Juntamente com esses também temos o custo de oportunidade, que é o custo de deixar de investir um determinado valor para comprar o veículo”, destaca o CEO da Box Asset Management
Leia também: 7 SUVs para comprar com o 13°: valem cada centavo
Se o pensamento é no longo prazo, comprar carro é uma boa saída
Ao comprar um carro, o veículo se torna seu ativo e você tem a propriedade total, inclusive, pode diminuir os gastos ao longo dos anos:
“Você pode espalhar o custo ao longo dos anos e, após a quitação, pode dirigir sem fazer pagamentos mensais, o que pode ser mais econômico a longo prazo. Com o tempo, à medida que você paga o financiamento, também acumula equidade no carro, o que pode ser benéfico quando você decidir vendê-lo ou trocá-lo por um novo”, explica.
Em contrapartida, é preciso colocar no papel pontos negativos, tais como:
-
Desvalorização do bem
-
Custos imediatos(como seguro, manutenção e o IPVA)
Aliás, este último envolve, em média, de 3% a 4% do preço do carro.
Quer comprar carro? Leia estes guias e faça a sua escolha:
E qual é a vantagem do aluguel por assinatura?
O especialista destaca que um dos pontos positivos é que você não precisa ter dores de cabeça com a desvalorização do automóvel e até com serviços de manutenção. Afinal, vários contratos incluem reparos para os motoristas.
“O aluguel de carros normalmente envolve um contrato de arrendamento de curto prazo, geralmente de 2 a 4 anos, o que significa que você não precisa permanecer com o mesmo por um longo período, o que pode ser atraente para quem gosta de estar sempre atualizado. Você não precisa se preocupar com a desvalorização do veículo e muitos contratos já incluem serviços de manutenção”, explica Gonçalvez
Existem outras possibilidades além da compra e do aluguel de carros?
Sim. Alguns locadoras, inclusive, têm adotado a versão “híbrida. Trata-se de um contrato de locação por assinatura. E, posteriormente, você pode adquirir o automóvel do seu interesse.
Um bom exemplo disso é a modalidade oferecida pela startup Carflip. Aqui, a dinâmica funciona da seguinte forma:
-
Cliente escolhe um automóvel de seu interesse
-
Assina o contrato de aluguel por assinatura
-
Caso tenha interesse, pode adquirir o veículo a partir do sexto mês de uso
-
Entre os benefícios dessa modalidade, destaca-se o desconto por meio do programa de cashback, que corresponde a 25% do total pago ao longo do contrato.
Consórcio também é ótima opção para comprar um carro
Além das opções que destacamos acima, o Garagem360 traz algumas possibilidades de consórcios, com parcelas que cabem no seu bolso. Veja só:
E, independentemente se você pretende comprar ou alugar carro em 2024, use nosso comparador de veículos. Trata-se de uma ferramenta gratuita que proporciona uma análise mais profunda dos automóveis disponíveis no mercado. Vale a pena conferir.
Fonte: garagem360