A Volkswagen tem trabalhado bem na questão das vendas diretas, o que tem influenciado bastante no resultado nas vendas. Agora em junho, de acordo com dados preliminares do site AUTOO, o SUV compacto T-Cross aparece na liderança, com 5.936 unidades, mas seguido bem de perto pelos rivais Chevrolet Tracker (5.918) e Hyundai Creta (5.858). Porém, até dia 24 de junho, o VW estava com 3.617, bem atrás de ambos os rivais, que já haviam passado das 4 mil unidades.
VEJA TAMBÉM:
- Projeções antecipam como deverá ficar o Chevrolet Tracker renovado em 2025
- Hyundai Creta é um dos 5 SUVs que vão mudar nos próximos meses; veja a lista
As vendas diretas vêm aumentando nos últimos quatro anos. Em maio de 2024, representaram 46,1% das vendas totais de automóveis e comerciais leves no mercado brasileiro. Desse total, as vendas diretas para locadoras respondem por 55%. O setor de locação espera uma aquisição superior a 700 mil unidades ao longo deste ano, volume bem acima das 590 mil de 2023, conforme a Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores).
De qualquer forma, o VW T-Cross não terá vida fácil no mercado mesmo tendo sido o primeiro dos SUVs mais vendidos hoje em dia a receber mudanças mais significativas. Até porque as novidades não foram muitas, apenas uma frente discretamente reestilizada, assim como a traseira, com novos detalhes, além de alterações nos equipamentos, como a central multimídia atualizada.
Creta e Tracker vão receber mudanças em 2025
Em junho, ainda conforme os dados preliminares do site AUTOO, o Chevrolet Tracker aparece em segundo lugar entre os SUVs mais vendidos mesmo sem ter recebido novidades. Na linha 2025, apenas perdeu a versão Midnight e a LTZ ganhou bancos revestidos de couro enquanto a esportiva RS agora vem com ar-condicionado automático e carregador de celular por indução.
O Tracker vai mudar para valer apenas no primeiro semestre do ano que vem, quando passará a ser reestilizado, pasando a ter o mesmo estilo adotado nos lançamentos mais recentes da marca norte-americana, entre os quais o Equinox vendido nos Estados Unidos. Também terá a mesma central multimídia atualizada que já existe em modelos como a Spin 2025 e a picape Montana.
O Hyundai Creta também receberá mudanças no inicio de 2025, passando a ter o visual adotado em outros mercados emergentes, entre os quais o da Índia, onde já é vendido com novo visual, que inclui linhas mais discretas e menos polêmicas que as atuais, mas sem deixar de serem modernas. Por dentro, o carro também terá algumas novidades, bem como na lista de equipamentos.
No acumulado ano ano, VW T-Cross ainda lidera
No ranking de janeiro a junho de 2024, com dados levantados por AUTOO, o VW T-Cross (31.519) aparece em primeiro lugar entre os SUVs mais vendidos, seguido pelo Hyundai Creta (30.531) e pelo Chevrolet Tracker (28.865). No mesmo período, na quarta posição, a aparece o Nissan Kicks (28.181), com o Jeep Renegade (23.492) em quinto e Honda HR-V (21.960) em sexto.
Pelo visto, vai ser acirrada até o fim do ano a disputa pela liderança nas vendas de SUVs, o segmento mais vendido atualmente, com 47% de participação de mercado, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores cde Veículos), sempre bem influenciada pelo volume voltado para pessoas jurídicas e produtores rurais.
Veja abaixo o ranking dos SUVs mais vendidos conforme dados preliminaresde junho levantados por AUTOO.
1 – Volkswagen T-Cros: 5.936
2- Chevrolet Tracker: 5.918
3 – Hyundai Creta: 5.858
4 – Volkswagen Nivus: 5.359
5- Nissan Kicks: 4.677
6- Jeep Renegade: 4.535
7 – Honda HR-V: 4.299
8 – Toyota Corolla Cross: 4.239
9 – Jeep Compass: 3.960
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo