Você sabe como trocar pneu? Não! Veio ao lugar certo, vamos ensinar como fazer esta tarefa, além de todos os macetes para torná-la mais simples e segura. Então sem muita conversa vamos ao passo a passo.
Como trocar pneu
Antes de mais nada, vamos aos pontos:
- 1- O primeiro passo é avaliar se está tudo em mãos:
- estepe;
- chave de roda;
- macaco para levantar o carro;
- triângulo sinalizador;
- óleo spray (se tiver).
- 2- Sinalize a via com o triângulo se estiver em via pública.
- 3- Afrouxe os parafusos do pneu furado
Não coloque o macaco antes de afrouxar os parafusos. Se precisar coloque o peso com o pé para desenroscar os parafusos, que devem ser girados no sentido anti-horário. Mas lembre-se de não retirar os parafusos, apenas afrouxá-los.
- 4- Levante o carro com o macaco
O macaco deve ser colocado no local indicado no veículo. Geralmente há uma seta que informa o local. Certifique-se que ele está bem seguro.
- 5- Retire o pneu furado
Desenrosque os parafusos e retire o pneu do eixo com cuidado.
- 6- Coloque o pneu furado embaixo do carro
É apenas uma medida de segurança, pois se o macaco sair do lugar, o pneu pode segurá-lo e evitar danos ao disco de freio e suspensão.
- 7- Coloque o estepe
Posicione o estepe no lugar do pneu, obedecendo a posição dos parafusos. Não force e apenas siga adiante se o pneu estiver bem posicionado.
- 8- Aperte os parafusos
Comece com a mão, em seguida com a chave e aperte o máximo possível. Em seguida, abaixe o macaco para ter melhores condições para apertar os parafusos.
- 9- Termine de descer o carro e retire o macaco. Aperte os parafusos e encaixe o tampo da roda.
- 10- Guarde o pneu furado no local indicado para levar até o borracheiro para consertá-lo ou se não houver jeito, envie para a reciclagem.
Você vai gostar: 10 dicas para economizar com a manutenção do seu carro (a 8 é pouco lembrada)
Não rode com o pneu furado
Assim que notar que o pneu furou, pare o carro e faça a troca como informado no passo a passo. Dirigir com pneu danificado coloca o condutor, seus passageiros e outros usuários da via em risco, uma vez que o carro não roda como deveria e o pneu pode rasgar.
Além disso, pode causar danos à roda, disco de freio, suspensão e outros componentes do veículo. Portanto não rode com pneu furado em hipótese alguma.
Lembre-se que o estepe, na maioria dos casos, é apenas uma medida temporária, uma vez que nem sempre ele está nas condições ideais. O melhor é buscar orientação de um profissional para avaliar ele e o pneu furado retirado do carro.
Fonte: garagem360.com.br