O sistema Isofix é um padrão internacional de fixação de dispositivos que servem para a acomodação e proteção de crianças nos carros. O equipamento serve tanto para fixar as cadeirinhas de crianças quanto o bebê-conforto. Entenda como funciona.
Sistema Isofix aumenta a segurança das crianças no carro
O Isofix é padronizado pela Organização Internacional de Padronização, mais conhecida pela sigla ISO. O sistema foi desenvolvido pela fabricante de assentos para crianças Britax, em conjunto com a Volkswagen.
Conforme esclarece o especialista Gustavo Fonseca, fundador da plataforma Doutor Multas – voltada a auxiliar motoristas em recursos contra multas de trânsito –, o Isofix foi a base para a criação do padrão ISO 13216, que trata da fixação dos sistemas de retenção para crianças em veículos. A primeira parte do padrão foi publicada em 1999 e a segunda, em 2004.
Como funciona o sistema Isofix
O padrão da ISO descreve o Isofix como um sistema para a conexão de equipamentos de retenção de crianças por meio da ancoragem.
A ancoragem consiste em duas barras horizontais, posicionadas no assento do veículo. O que torna o sistema seguro é que essas duas barras estão conectadas diretamente à estrutura do veículo.
Isso difere do sistema usado na maioria dos veículos brasileiros: fixação da cadeirinha infantil ou bebê conforto por meio do cinto de três pontos.
Além de mais seguro, o Isofix é mais prático, pois basta conectar duas presilhas de fixação, localizadas na parte de trás da base da cadeirinha, às barras do assento de trás do veículo.
“O encaixe é muito simples. Pressionando as presilhas contra as barras, o usuário ouve um “clique” – o que indica que a conexão foi feita e a cadeirinha está fixada de maneira segura”, explica Fonseca.
Para desprender a cadeirinha, cada presilha conta com um botão que libera a trava. É igualmente um procedimento muito simples.
O sistema Isofix conta ainda com um terceiro ponto de fixação, que serve para estabilizar a parte de cima da cadeirinha contra uma colisão ou parada brusca.
Há duas possibilidades para esse terceiro ponto. A primeira é um cinto com uma presilha, que é fixado a uma terceira barra de ancoragem, que fica na parte de trás do banco traseiro, no assoalho ou na tampa do porta-malas do veículo.
A ancoragem da presilha nesse local tem o nome de top tether.
A outra possibilidade é uma “perna” de apoio. Trata-se de uma haste conectada à parte da frente da base da cadeirinha, que é apoiada no assoalho do carro.
Quanto ao bebê conforto, o equipamento deve ser instalado na posição inversa, com as costas da criança viradas para a frente do veículo. As duas presilhas principais ficam na parte da frente, e o terceiro ponto de fixação, atrás.
A cadeirinha com sistema Isofix é mais segura?
“Se formos comparar o sistema Isofix com a fixação da cadeira infantil apenas pelo cinto de três pontos, é praticamente consenso de que é mais seguro”, afirma Gustavo Fonseca.
Alguns especialistas defendem que fixar assento para crianças apenas com o cinto é tão seguro quanto. “O problema é que é muito mais provável cometer um erro na colocação da cadeira dessa maneira do que com as presilhas”, ressalta o especialista.
“A simplicidade, portanto, é o principal benefício do sistema Isofix”, afirma o cofundador da plataforma Doutor Multas.
Fonte: garagem360.com.br