O processo já é conhecido, o(a) motorista é flagrado realizando alguma infração de trânsito e a notificação da multa chega até seu endereço, para que no momento seguinte o pagamento seja feito.
É desta maneira que os departamentos de trânsito intercedem para receber os valores previstos por irregularidades. Porém, sabendo disso, criminosos têm aplicado um novo tipo de golpe.
Multa verdadeira ou falsa?
Se você já foi notificado por alguma infração de trânsito, provavelmente recebeu uma ”carta” com os dados do fato e as consequências prescritas.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Desta forma, sabendo do alto teor de veracidade que este tipo de procedimento dos órgãos responsáveis costumam ter, criminosos tem copiado o método para aplica mais um tipo de golpe.
Assim, dada a complexidade da ação baseada no procedimento do sistema de trânsito, muitas pessoas acabam caindo no golpe por não desconfiar da artimanha.
Ao receber em casa, no endereço cadastrado junto ao as entidades responsáveis, os motoristas não têm o ímpeto de desconfiar.
Detalhes do golpe
Apesar do golpe terminar com o recebimento de valores por parte de motoristas em tese autuados por infração de trânsito, a ação começa bem antes.
Para ter acesso aos dados dos motoristas, os criminosos registram as placas dos veículos através de fotos capturadas em vias públicas.
As câmeras irregulares agem como se fossem radares de trânsito para conseguir informações que possibilitem o golpe.
Uma vez que as placas de identificação dos veículos são registradas, os golpistas conseguem pesquisar os dados dos proprietários e assim, enviar a falsa multa para o endereço dos mesmos para receber os pagamentos.
Desta forma, quando a suposta notificação chega no endereço do(a) motorista, ele(a) lembra da via em que esteve e assimila esse histórico a possibilidade de realmente ter realizado alguma infração.
Dicas das autoridades
Para evitar cair neste tipo de golpe, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), criaram um alerta em seus respectivos sites estaduais.
O órgão responsável pelas fiscalizações na esfera estadual alerta que os motoristas do país podem receber esta tentativa de golpe disfarçada de infração por várias supostas irregularidades.
Assim, é necessário se atentar ao receber qualquer notificação de trânsito.
Em caso de dúvida, o recomendado é acessar o portal do Detran em seu estado e consultar a situação do veículo e CNH do(a) condutor(a) para confirmar a hipótese de infração cometida.
Fonte: garagem360.com.br