Calibrar o pneu não é um bicho de sete cabeças, mas é fundamental para manter sua vida útil. Muitas pessoas deixam essa tarefa para depois, mas esquecem que isso é um erro. Preparamos este post com informações valiosas que vão ajudá-lo.
Como calibrar o pneu
De acordo com Marcos e o Léo, profissionais do Pneus Silva, oficina mecânica localizada em Brasília, cada pneu precisa das medidas adequadas, assim o desgaste é igual para todos os pneus e reduzem as chances de acidentes.
A tabela que passaram é a seguinte:
- carros de passeio: 30 a 32 libras, dependendo do peso;
- picapes pequenas: 30 a 35 libras
- picapes médias e furgões: 40 a 80 libras
- caminhões: 100 libras.
Além disso, você pode ler as informações no próprio pneu. A medida é dada por três números: a largura do pneu em milímetros, a altura da banda de rodagem em relação à largura e o tamanho do aro.
Por exemplo, um pneu 170/70 R14 tem 170 milímetros de largura, 70% disso (129 milímetros) de altura de banda de rodagem e aro 14.
Já a calibragem é indicada por números como 2.1/30 e 2.1/31, onde o primeiro número (2.1) representa a pressão medida em BAR, um sistema comumente utilizado na Europa. O número seguinte indica a pressão em PSI (pound per square inch), sistema usado no Brasil. No exemplo dado, 2.1 BAR equivale a 30 PSI.
Nesse caso, a informação da calibragem pode ser conferida dentro da tampa do combustível, ou até mesmo próximo da porta do motorista, a depender do veículo e marca.
Viu como o Marcos e o Léo estavam certos? Sem ao menos ver o carro, já sabem qual a calibragem ideal. Eles também ressaltam que a calibragem ideal deve ser feita no tempo mais frio possível. Se for de manhã ou fim de tarde é melhor, porque o calor pode influenciar no comportamento dos pneus.
Mas você precisa entender informações, fazer a calibragem ideal e ajustá-la para garantir melhor desempenho e segurança na estrada.
Ainda assim, é importante consultar o manual do proprietário para saber a pressão correta para os pneus do veículo.
Como calibrar pneu no posto de gasolina?
Geralmente no centro automotivo, o condutor recebe o auxílio dos profissionais, mas e nos postos? É possível calibrar nos postos, uma vez que são mais acessíveis.
Mas você nem sempre encontra o calibrador ou o compressor não está bem aferido, o que pode dificultar a calibragem correta.
Se não tiver outra forma, siga as instruções:
- Digite o número da pressão desejada no visor do calibrador e acione a ferramenta;
- Retire a tampa da válvula do pneu;
- Se houver, aperte a trava na ponta do calibrador;
- Encaixe a mangueirinha do calibrador na válvula do pneu;
- Aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal;
- Retorne a tampa da válvula ao pneu.
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O que ocorre com pneu abaixo da calibragem
De acordo com o especialista, um pneu mal calibrado tem uma vida útil menor. Ele “meio que murcha” no meio e as partes laterais sofrem atrito com a roda, desgastando a borracha.
Além disso, há um aumento sensível no gasto de combustível e reduz a aderência com a pista, principalmente se estiver molhada.
Não se esqueça do elemento x (o passo 7)
O elemento x aqui é o estepe. Muitas vezes calibramos todos os pneus e esquecemos ele. Acontece que ele fica escondido e pode perder o ar e quando precisar dele, pode ser que tenha uma surpresa desagradável.
Portanto, sempre que for calibrar, dê uma olhada no equipamento e verifique se ele também precisa de atenção.
Fonte: garagem360.com.br