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Como a Nissan está evoluindo por meio da tecnologia de realidade mista

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O surgimento do metaverso e de tecnologias que conectam pessoas ao mundo , como a realidade virtual – que fazem uma entre o universo virtual e a realidade –, são elementos que já ajudam no desenvolvimento da indústria automotiva global. Inserida neste contexto, a japonesa Nissan vem empregando esse tipo de tecnologia – no caso específico, a realidade mista – para o treinamento de funcionários nas linhas de produção, obtendo economia de tempo e de recursos.

Veja como a tecnologia de realidade mista tem ajudado a Nissan 

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Realidade Mista Sincroniza O Mundo Real Ao Virtual (Foto: Divulgação/Nissan)

Existem algumas diferenças concretas na forma pela qual os mundos virtuais interagem com o mundo real, dependendo da tecnologia de realidade alternativa utilizada. São basicamente três vertentes:

  1. Realidade virtual (VR) – Por meio de um dispositivo portátil, como os óculos de realidade virtual, a VR permite que os usuários vivenciem um mundo virtual a partir de uma perspectiva em primeira pessoa. A VR, hoje, é amplamente utilizada em áreas como entretenimento, jogos e viagens virtuais.
  2. Realidade aumentada (AR) – Com a AR, o mundo real é aumentado virtualmente, sintetizando o conteúdo digital na visão do usuário. Esta tecnologia pode ser utilizada para complementar informações ou introduzir personagens virtuais em cenários do mundo real. A AR é utilizada em diversos formatos, como jogos para smartphones e sistemas de navegação.
  3. Realidade mista (MR) – A MR é uma combinação de VR e AR. A MR é caracterizada pela sincronização entre o mundo real e o virtual, permitindo que os usuários toquem e movam os objetos virtuais com suas próprias mãos.

Este conjunto de tecnologias é chamado de realidade cruzada (XR).

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Aplicação prática

Treinamento motores Como a Nissan está evoluindo por meio da tecnologia de realidade mista
Com A Adoção Da Mr, Duração Dos Treinamentos Foi Reduzida À Metade (Foto: Divulgação/Nissan)

O processo de inspeção de motores elétricos envolve a verificação de até 30 itens diferentes. No passado, os instrutores da Nissan treinavam cada novo colaborador individualmente para ensinar suas funções. Já os novos operadores tinham que estudar vários manuais e vídeos para alcançar o nível de competências necessário. 

Todo esse processo exigia uma grande disponibilidade de tempo, devido à complexidade do trabalho. Por isso, fazia sentido introduzir a realidade mista para melhorar tanto a eficiência como as competências.

Com o uso de óculos de MR, as imagens e textos aparecem na frente de um motor elétrico físico, permitindo que o aprendiz imediatamente compreenda o trabalho em primeira mão. Os aprendizes podem revisar as informações apontando para as áreas que devem ser inspecionadas.

A Nissan também trabalhou em com o fabricante de autopeças japonês Jatco para desenvolver a tecnologia de oculometria (eye tracking). Essas funções permitem gravar o aprendiz mesmo quando sozinho, permitindo que o instrutor verifique a compreensão do conteúdo a ele passado .

Outro grande avanço é a possibilidade de visualizar um motor elétrico em 3D com a utilização de óculos de realidade virtual, em situações em que o motor físico não esteja disponível.

Como consequência, a duração do treinamento foi reduzida pela metade, com uma carga horária 90% menor.

Nissan Versa
Nissan Versa (Foto: Divulgação)

Como a realidade mista foi introduzida na Nissan

A escassez de trabalhadores no Japão – devido à baixa taxa de natalidade e o envelhecimento da sociedade – é um dos fatores que levou à introdução da MR nas unidades de produção da Nissan. 

Além disso, como os veículos estão cada vez mais inteligentes e conectados, é necessário criar um local de trabalho em que todos os colaboradores possam trabalhar com conforto e melhorar a produtividade. 

Graças à MR, os novos colaboradores podem aprender o trabalho mais rapidamente, permitindo que os instrutores dediquem mais tempo a tarefas mais avançadas. 

O sistema foi desenvolvido e implementado em aproximadamente um ano. Para Kazuki Shimizu, engenheiro de Serviços Corporativos e Sistemas da Nissan, responsável pelo desenvolvimento da MR na fábrica de Tochigi, isso representou uma curva de aprendizagem rentável e produtiva para todos os envolvidos.

“Nossa planta foi a primeira da Nissan a produzir motores para veículos elétricos, por isso o processo de inspeção foi uma experiência nova para todos”, afirma. “O novo sistema foi de grande ajuda, pois todos nós éramos iniciantes no assunto”.

Por sua vez, o instrutor Masahito Ide destaca o valor dos testes contínuos para garantir os melhores resultados para os clientes da Nissan. “Mesmo com a nova tecnologia, não faz sentido se não é utilizada continuamente. Conversamos com nossos colegas de desenvolvimento muitas vezes até ficarmos satisfeitos com o local de trabalho e podermos utilizar a tecnologia de forma eficaz”, relata.

Graças aos esforços de Shimizu e Ide, os óculos MR foram bem recebidos na planta de Tochigi. “A MR é nova e fácil de entender”, avalia o inspetor Daiki Matsumoto. “Por isso, foi muito agradável saber mais sobre como podemos trabalhar com ela”.

Graças ao sucesso obtido em Tochigi, a Nissan agora trabalha para ampliar o sistema para outras linhas de produção.

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Nissan Skyline (Foto: Reprodução)

Realidade cruzada

Atualmente, a Nissan utiliza a XR em diversas aplicações. Na área de design, a tecnologia é utilizada em conjunto com técnicas de modelagem em argila, para otimizar o processo de correção.

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Recentemente, a Nissan recriou o Nissan Crossing, o espaço de experiência da marca em Ginza, Tóquio, por meio de uma galeria virtual no Metaverso.

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Paulo SilveiraPaulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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