Nos últimos dez anos, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e os diversos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) têm investido na digitalização de serviços e documentos. Entre esses, destaca-se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para garantir a segurança ao emitir a via digital desse documento, foi criado o código de segurança da CNH.
Saiba o que é o código de segurança da CNH, onde localizá-lo no documento e para que ele serve
O código de segurança da CNH é o novo QR Code que vem impresso nos documentos de habilitação desde 2017.
Esse código digital serve para evitar fraudes e falsificações e ainda permite a emissão da CNH digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
De acordo com a Senatran, os dados criptografados contidos no QR Code serão verificados, inclusive com foto, e validados por meio de um aplicativo móvel integrado ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
O código de segurança da CNH é encontrado dentro do documento de habilitação — basta verificar no interior, entre a frente e o verso, para localizá-lo.
Importante ressaltar que, quando cadastra a CNH no app CDT, um outro código de segurança é gerado.
Desta vez, será uma chave de quatro dígitos, que deverá ser informada todas as vezes que você consultar a CNH digital pelo app.
Dessa forma, todas as suas informações ficam protegidas.
Não confunda o código de segurança com aquele número que fica no verso da CNH física (o documento impresso em papel moeda), logo acima do número do Renach, que aparece na cor vermelha.
Esse número, conhecido popularmente como “código da CNH”, serve apenas para consultas em sites dos órgãos de trânsito. No entanto, não é possível emitir a CNH digital com ele.
Confira como fazer consultas online com o código de segurança da Carteira Nacional de Habilitação
Após cadastrar a CNH digital no app CDT, é possível consultar a qualquer momento a situação da habilitação, como pontos, multas e se está regularizada, diretamente pelo aplicativo.
A consulta online pelo código do documento pode ser feita logo após a finalização do cadastro no app CDT.
Então, sempre que você quiser realizar alguma consulta, basta entrar com o seu login e senha.
Dentro do app dá para visualiza a frente, o verso e o QR code da CNH, além das informações como infrações cometidas, pontos e situação de suspensão ou cassação do documento.
Com informações do Gringo app, plataforma de consulta veiculares que também viabiliza o pagamento parcelado de débitos de veículos.
fonte: garagem360.com.br