O Citroën C3 é o carro turbinado mais barato do Brasil. Isso porque a Citroën acabou de lançar a versão You!, que traz o motor 1.0 GSE turboflex usado pelo Aircross, além de outros modelos do grupo Stellantis, como Fiat Strada, Pulse, Fastback e Peugeot 2008. O preço que o credencia a isso é R$ 95.990.
VEJA TAMBÉM:
- Citroën Basalt, versão SUV cupê do C3, já aparece em evento oficial
- Rival, Chevrolet Onix está mais caro e beira os R$ 90 mil em versão aspirada
O motor de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque faz do C3 ter um desempenho de carro esportivo. Faz de 0 a 100 km/h em 8,4 km/l. Para se ter uma ideia, o Volkswagen Polo GTS com seu 1.4 TSI de 150 cv, é apenas 0,1 segundo mais rápido. Com etanol, o C3 turbinado chega aos 194 km/h. A transmissão é automática CVT de sete marchas.
Além de motor e câmbio, o C3 You! traz ajustes em suspensão e freios. Houve também uma nova calibração da direção elétrica. Segundo o Inmetro, o consumo do hatch é de 11 km/l com gasolina e 7,8 km/l com etanol na cidade e 12,8 km/l e 8,8 km/l respectivamente na estrada.
Além do motor, a versão You! tem algumas mudanças visuais. A frente tem molduras dos faróis pintadas de azul, cor que se repete em adesivos nas laterais e nas colunas C, dividindo a cor da carroceria com o teto preto se o carro for branco ou em um dos dois tons de cinza. O nome da versão vem nos para-lamas dianteiros e as rodas de 15 polegadas são escurecidas.
Por dentro, a cor azul se repete no painel em uma barra que vai de um lado ao outro. Os bancos trazem costuras também em azul, assim como o bordado dos tapetes com o nome da versão.
O Citroën C3 You! vem com ar-condicionado, direção elétrica, sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio com seis alto-falantes e comandos no volante, retrovisores, vidros e portas com travas elétricas, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com abertura elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e a chave canivete, que passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.
O painel com tela colorida usado no Aircross era esperado, mas não veio. Segue o sistema digital, com tela mais simples, sem conta-giros. A Citroën perdeu a chance de resolver velhos erros do modelo, como colocar o painel mais completo e posicionar os botões dos vidros traseiros nas portas. As teclas seguem entre os bancos dianteiros.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo