Uma coisa é certa: as marcas chinesas estão dominando o mercado de carros elétricos. Tanto, que os veículos importados do país de origem delas, terá uma rota exclusiva no porto do Espírito Santo.
Carros elétricos chineses terão rota exclusiva para desembarcar no porto do ES
Em uma operação inédita no Brasil, o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Espírito Santo terá uma nova rota comercial para a China, cujo principal objetivo será facilitar a importação de carros elétricos para o país.
O lançamento oficial da operação aconteceu durante evento realizado nesta terça-feira, (29/08), no Terminal de Vila Velha (TVV), que contou com a presença do Vice-governador Ricardo Ferraço, do prefeito de Vila Velha Arnaldo Borgo Filho.
O TVV opera com embarque e descarga de navios, bem como com a movimentação e armazenagem de contêineres e dos mais diversos tipos de carga, e é administrado pela Log-In Logística Intermodal.
O novo serviço de transporte de veículos elétricos no modelo Flat Rack, ideal para grandes cargas, realizado em parceria com a empresa chinesa Cosco, é inédito no Brasil.
Em toda a América do Sul, apenas o Chile e Equador já oferecem essa operação, que chega como uma alternativa à escassez de navios especializados para transporte de veículos, principalmente os que fazem trajeto para a China.
O projeto visa fomentar a economia e os negócios Brasil-China, com a entrada de carros elétricos chineses de forma exclusiva por Vitória (ES).
Carro elétrico é o futuro e a China domina o setor
De acordo com o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, as principais montadoras do mundo já não têm mais projetos de fabricação de veículos com combustível fóssil após 2035, o que torna os carros elétricos uma inovação do presente e, certamente, do futuro.
“O TVV agora será parte importante no desenvolvimento desse mercado e da economia, com a geração de empregos e maior arrecadação para o Estado”, afirma Paixão.
A BYD serve muito bem embasar ainda mais esse teoria, sendo que dos carros 100% elétricos mais vendidos do Brasil em agosto, o top 3 é todo dela, com o Dolphin, D1 e o Yuan Plus.
Projeto piloto
O projeto piloto da nova operação começou a ser desenvolvido em dezembro de 2022, contando com 600 carros já na primeira descarga no Espírito Santo.
Com o sucesso dos testes e crescimento da operação, que transportou 8 mil veículos importados até junho deste ano, o serviço passa agora a ser oficial e a expectativa é dobrar o volume de carros elétricos transportados nos próximos seis meses.
“Os testes serviram para compreender o melhor formato da operação, bem como a movimentação do mercado, para que pudéssemos oficializar o serviço, que impactará positivamente o desenvolvimento econômico não só do Espírito Santo como do país como um todo”, comenta Helder Marques da Cosco.
Nova rota
O Gerente Comercial da Log-In, Marhmed Hashemj , conta que para garantir o sucesso da nova rota comercial, a frota foi atualizada com navios mais modernos e mais eficientes em consumo, velocidade, espaço de armazenamento e segurança.
“Basicamente, esses navios transportam máquinas e carros em contêineres tradicionais ou Flat Rack, mas também conjugam com outras operações do porto, como a exportação de granito, que já ocorre há mais de 10 anos”, explica.
A nova rota e a parceria com a Cosco só foram possíveis pelos investimentos recentes aplicados no Terminal, algo em torno de 150 milhões de reais, que garantiram a modernização dos equipamentos e aplicação de novas tecnologias, fato que nos confere uma operação mais segura, ágil e eficiente.
Aqui tem mais sobre o setor: Não gostaram? BYD fará mudança radical nos carros vendidos na Europa
Fonte: garagem360.com.br