O deputado distrital Chico Vigilante vem atuando contra a prática abusiva do aumento no preço dos combustíveis em postos do Distrito Federal. Conhecido na capital por apontar problemas no setor, o parlamentar levou ao plenário as queixas da população.
Chico Vigilante denuncia postos de combustíveis
Uma prática comum entre os postos do DF é aumentar o preço dos combustíveis antes de começar a valer o anúncio da Petrobrás, por exemplo. Assim não é difícil ver estabelecimentos que elevam excessivamente os preços e depois do anúncio oficial retornam ao valor antigo, às vezes fica até alguns centavos mais baratos.
“Levei ao conhecimento do secretário a situação do Distrito Federal, onde os postos majoraram os valores dos combustíveis ante o anúncio da redução dos preços pela Petrobras”, discursou o deputado Chico Vigilante (PT) na tribuna da Câmara Legislativa.
Durante a reunião que teve com o titular da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, os deputados debateram sobre as práticas dos postos.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
E parece que as denúncias da população em conjunto com a polícia e os deputados surtiram efeitos. Muitos dos postos que aumentaram os preços da gasolina reduziram os preços. “Hoje, já vi posto em Taguatinga vendendo gasolina a R$ 4,83. Parece que o encontro surtiu efeito”, comentou o deputado.
Segundo o deputado, os proprietários justificaram os aumentos devido a ação das distribuidoras. “Os proprietários dos postos procuraram a Secretaria Nacional do Consumidor e colocaram a culpa pela elevação sobre as distribuidoras”, ressaltou.
Além disso, a escassez de combustíveis também foi um dos motivos apontados pelos empresários.
Chico Vigilante também usou as redes sociais para alertar os eleitores:
Empresários de postos de gasolina estão dizendo que aumentaram o preço por falta de gasolina nas distribuidoras. Falei com o diretor-geral da PCDF, dr. Robson, que determinou a ida de uma equipe às distribuidoras para conferir. Vamos verificar se isso não se trata de uma farsa!
— Chico Vigilante (@Chico_vigilante) May 30, 2023
O delegado-chefe da PCDF, Wisllei Salomão, me enviou comunicado de abertura de inquérito para investigar 5 postos de combustíveis. A instauração parte das denúncias que enviei sobre a prática abusiva de aumento de preços após eminente anúncio da Petrobras de redução dos valores.
— Chico Vigilante (@Chico_vigilante) May 29, 2023
Postos de Brasília são recorrentes em abusos
Dados do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) mostram que somente em 2023, 22 estabelecimentos foram notificados por conta de aumento abusivo nos preços. No documento, o Procon notifica os postos para que apresentem justificativas para os reajustes.
Dos 22 intimados neste ano, 10 já apresentaram defesa, em análise pelo instituto.
Vigilante não só no nome
Nascido em Vitorino Freire – MA, Chico Vigilante chegou em Brasília em 1979 e logo conseguiu o trabalho de vigilante. Na mesma época se sindicalizou e participou da criação da Associação dos Vigilantes do DF.
Tentou se eleger em 1986, mas só conseguiu uma vaga como deputado federal em 1990. Em 2018 conseguiu o quarto mandato de deputado distrital, todos marcados por suas denúncias de irregularidades.
Em 2004 participou da CPI que investigou o cartel de combustíveis na capital.
Fonte: garagem360.com.br