O Chevrolet Equinox EV, o terceiro carro movido a bateria da General Motors no país (seguido de Bolt EUV/EV e Blazer EV RS), foi lançado no começo deste mês no Brasil em versão única, equipada com dois motores elétricos – sendo um sobre cada eixo. Com 292 cv (215 kW) de potência combinada e torque de 46 kgfm, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 5,8 segundos.
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Equipado com uma bateria de 85 kWh dividida em 10 módulos, o Equinox EV tem um alcance de 443 km, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A distância é suficiente para ir de São Paulo ao rio de Janeiro sem parar para fazer uma recarga no dispositivo de armazenamento de energia elétrica. Mas essa autonomia pode chegar a 600 km. Como isso é possível?
A resposta é simples: “one pedal”. É um recurso muito usado em veículos 100% elétricos e é um dos responsáveis por este truque de se conseguir chegar a este resultado. Nele, ao aliviar o pé no acelerador, automaticamente, o sistema freia gradativamente sem a intervenção do condutor gerando energia para recarregar a bateria. O sistema conta com dois níveis de regeneração para otimizar o uso de energia.
Pensado para o uso nos centros urbanos, no qual o anda e para é constante, o one pedal faz o seu papel como auxiliador no menor consumo da bateria, mas isso não quer dizer que o motorista não precisa intervir.
Dirigindo com apenas um pedal
Em um material divulgado à imprensa no ano passado sobre o sistema inteligente, o gerente de engenharia veicular da GM América do Sul Luiz Eduardo Martins comentou que um botão no painel aciona este modo de condução, e caso haja necessidade uma frenagem mais brusca, o condutor deve usar o pedal do freio convencional.
“Na verdade, um carro elétrico é até mais simples de dirigir que um automóvel automático convencional”, disse à época.
Entre outras vantagens, graças a este dispositivo regenerativo, no SUV da Chevrolet é possível aumentar a vida útil do sistema de freios, em especial as pastilhas que são os itens de maior desgaste nos veículos.
Em termos de equipamentos, o modelo elétrico da marca norte-americana já vem de série com oito airbags, teto solar panorâmico, controles eletrônicos de tração e estabilidade, alertas de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro com frenagem de emergência e de ponto cego com assistência de direção e abertura de portas com detecção de veículos, ciclistas e pedestres.
Além deste pacote de tecnologias semiautônomas, ele ainda conta com sistema multimídia MyLink de 17,7 polegadas, painel digital configurável de 11 polegadas, Wi-Fi, OnStar e sistema Google built in com navegação específica para carros elétricos, entre outras comodidades voltadas para conectividade, segurança e conforto.
Com preço de R$ 419 mil, o Chevrolet Equinox EV ocupa uma posição abaixo do Blazer EV que assim como este também está disponível para planos de assinatura ou venda. Com este valor, o novo SUV é mais caro que alguns rivais eletrificados como, por exemplo, o Volvo C40 (R$ 359.950), o BMW iX1 (R$ 362.950), o Hyundai Ioniq 5 (R$ 394.990) e o Kia EV5 (R$ 399.990).
Em contrapartida, é o que oferece maior autonomia. O C40 (Twin Motor) tem 385 km; o iX1 declara 303 km; o Ioniq 5, 374 km e, por fim, o EV5 que com seus 402 km de alcance é o que mais se aproxima do Equinox EV.
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Fonte: autoo