De uma época em que as picapes eram feitas praticamente só para o trabalho, encontrar uma Chevrolet D20 da década de 1980 como esta das fotos em estado de 0 km nos dias de hoje é algo quase surreal.
Não só encontramos uma como ela está à venda e com um detalhe que a deixa ainda mais rara, a pintura marrom-tâmara.
Tudo bem que é por um dinheiro que daria para comprar uma Fiat Toro 2025 0 km —na faixa dos R$ 170 mil—, mas é quanto vale esta bela D20 Custom De Luxe 1988 na Escuderia Coqueiro, quem nos fornece gentilmente as fotos que ilustram este texto.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Seu interior conta com bancos de veludo em perfeito estado e o rádio original AC Delco está novo e em pleno funcionamento, dando um charme a mais à cabine, que ainda conta com teto basculante e o volante de três raios original.
- Você prefere essa Chevrolet D20 1988 ou uma Fiat Toro 0 km? Nos conte nos comentários
História da Chevrolet D20
A Chevrolet D20 surgiu em 1985 — substituindo a C10 — para tirar o reinado da Ford F-1000, fabricada desde 1979. Para isso, a caminhonete da GM trazia linhas mais modernas, além de uma série de configurações e versões com cabine simples ou dupla, caçamba longa ou curta e sempre com motor diesel, daí a sigla D.
A nomenclatura variava de acordo com o combustível: A20 para as versões a álcool (etanol) e C20 para as versões a gasolina, além da própria D20 para as movidas a diesel. O sucesso dessa série acabou rendendo outros frutos como os SUVs Bonanza e Veraneio.
Mais potente e espaçosa
Apesar de ter mantido o mesmo chassi da antecessora, a D20 trouxe inúmeras melhorias como o espaço na cabine superior, graças aos 10 cm a mais na altura e na largura. Em compensação, comprimento, distância entre-eixos e as bitolas dianteiras e traseiras foram mantidos. A caçamba comporta 1.846 litros, um acréscimo de quase 700 l em relação à antiga C10.
O motor Perkins Q20B4 3.9 aspirado com quatro cilindros esbanja saúde através dos 86 cv de potência e 27 kgfm de torque. Em sintonia com a motorização, a Chevrolet incorporou o câmbio manual de cinco marchas no lugar da antiga transmissão de quatro velocidades.
A Chevrolet D20 foi produzida até 1996 e fez parte da história de muitos brasileiros graças à mecânica simples. Em seu lugar, veio a Silverado em 1997 que, três anos depois passou a ser rebatizada como “Silverado D20”, resgatando o nome da clássica picape.
Fonte: autoo