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Carros & Motos

Carros mais seguros custam mais caros no Brasil; entenda por que

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A segurança é um dos pilares na escolha de um novo automóvel. Porém, os carros mais seguros, são também os mais caros.

Os carros mais seguros são consequentemente mais caros. A introdução dos equipamentos faz com que o preço de um hatch ultrapasse R$ 100 mil
Os Carros Mais Seguros São Consequentemente Mais Caros. A Introdução Dos Equipamentos Faz Com Que O Preço De Um Hatch Ultrapasse R$ 100 Mil (Foto: Freepik)

Carros seguros e mais caros

A indústria automotiva brasileira está em constante evolução, e dentro desse cenário muito se fala como o avanço tecnológico encareceu os veículos. Um dos fatores responsáveis por esse aumento é a introdução de novos itens de tecnologia e segurança embarcada.

Hoje, até mesmo os automóveis mais acessíveis financeiramente contam com itens de segurança que anteriormente eram vistos em modelos mais completos e de categorias superiores.

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Como exemplo, o Hyundai HB20 2023, hatch que conta com a introdução de novos itens de segurança a partir das atualizações, tem preço de R$ 76.690, em sua versão mais acessível, a Sense.

No quesito segurança a configuração conta com seis airbags, luz de rodagem diurna (DRL), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.

Porém, a versão topo de linha, a Platinum Plus, que tem preço de R$ 114.390, inclui alarme, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, faróis de neblina, alerta de saída segura e alerta de presença no banco traseiro.

Além disso, a configuração também é composta por frenagem autônoma de emergência, assistente de ponto cego, assistente de permanência e centralização de faixa, assistente de tráfego cruzado, detector de fadiga, farol alto adaptativo, alerta de saída segura, monitoramento de pressão dos pneus, alarma volumétrico e DRL em LED.

Todo esse pacote deixa o modelo R$ 37.700 mais caro. No entanto, o veículo apenas serve de exemplo para o mercado geral.

Sobre o tema, Jairo de Lima de Souza, da Engenharia Mecânica da FEI, disse em entrevista ao Uol Carros que “Esses sistemas eletrônicos embarcados são ferramentas extremamente eficientes para essas situações de trânsito e também [diminui] a possibilidade de atropelamentos. O problema é que a pesquisa e desenvolvimento tiveram um custo, a maioria dos dispositivos é importada e tudo precisa ser homologado.”

Ele conclui o raciocínio informando que com todos esses custos, “é natural que haja um custo embarcado”, no preço final do veículo.

Veja os detalhes do Hyundai HB20 Platinum Plus, a versão topo de linha do carro de passeio mais vendido de 2022
Carro Ficou Mais Seguro (Foto: Divulgação)

Leis encarecem o produto final

Alguns dos itens que começaram a integrar os modelos são obrigatórios por lei. A introdução dos componentes está diretamente ligada ao encarecimento contínuo dos produtos, como a terceira luz de freio introduzida a partir de 2009, bem como os airbags dianteiros e freios ABS em 2014.

Chega a ser injusto comparar o preço dos carros de antigamente com os atuais, uma vez que os carros de décadas passadas não contavam com metade dos equipamentos introduzidos hoje.

Cinto de segurança de , encosto de cabeça, ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil e diversos outros atributos eram opcionais anos atrás.

Crise dos semicondutores

A situação fica ainda mais complexa com a crise dos semicondutores que ainda gera impacto negativo na indústria.

A escassez dos componentes fez com que o tempo de espera para adquirir um automóvel seja maior do que o tradicional, e com isso, a lei da oferta e procura entra em ação e encarece o modelo.

Para que o impacto não fosse tão negativo, algumas montadoras decidiram reduzir os itens dos modelos e com isso, muitos perderam não só no quesito segurança, mas também na conectividade e conforto.

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Crise de semicondutores deve durar até o segundo semestre de 2022
Crise De Semicondutores Deve Durar Até O Segundo Semestre De 2022 (Foto: Volkswagen)

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Nicole SantanaNicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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