Os carros elétricos apresentam uma redução entre 64% e 67% das emissões de gases do efeito estufa em comparação aos veículos tradicionais à combustão.
É o que mostra o estudo Comparação das emissões de gases de efeito estufa no ciclo de vida de carros de passeio a combustão e elétricos no Brasil do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil).
Carros elétricos são a chave para reduzir emissões
A ICCT analisou e avaliou as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) e constatou que:
Veículos abastecidos somente com etanol apresentaram emissões 32% menores em comparação aos carros flex cuja média foi de ⅓ de etanol e ⅔ de gasolina.
Veículos 100% elétricos a bateria (BEV) mostram uma redução de 64% a 67% nas emissões de gases de efeito estufa.
“Em comparação à gasolina, o etanol conta com redução de emissões em veículos, porém é importante observar que essas emissões continuam sendo muito superiores àquelas associadas aos veículos elétricos”, diz o estudo.
A publicação recomenda que a frota que já circula no país adote o etanol, uma vez que 90% dela é constituída por veículos flex.
O estudo também ressalta que é necessário aumentar a frota de eletrificados no país, visto que pequenas reduções nas emissões em relação aos veículos flex atuais são insuficientes para cumprir as metas climáticas do Brasil.
Atualmente, 30% dos gases do efeito estufa são provenientes dos automóveis. Para adequar o setor de transporte com as metas de emissões líquidas zero, é necessária uma transição mais forte para veículos 100% elétricos.
Aumento na frota de elétricos ameaçada
Se de um lado há estudos que mostram a eficiência dos carros elétricos, do outro está o governo que parece não querer ajudar.
Primeiro, há um duro golpe nas importações, que atualmente conta com taxa zero. O governo federal já demonstrou-se favorável a tributar os eletrificados que vem de fora.
“A isenção de Imposto de Importação para veículos elétricos será extinta pelo governo e subirá gradualmente ao longo de três anos até atingir uma alíquota de 35%”, disse a Reuters, Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Os governos estaduais seguem a mesma pegada contra a eletrificação. Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas vetou trechos do projeto de isenção de IPVA para carros elétricos no estado.
Em contrapartida, apresentou um projeto que privilegia só híbridos flex.
O que nos resta é apelar para as chinesas, sobretudo as que estão nacionalizando a produção: GWM e BYD, podendo tornar os carros elétricos mais acessíveis.
Fonte: garagem360.com.br