Os carros elétricos da VW receberam novas tecnologias tiveram o seu desempenho aprimorado. Na Europa, a marca alemã iniciou a pré-venda de novas versões dos modelos ID.4 e ID.5. As novidades devem desembarcar no Brasil em 2024.
Vejo o que mudou nos carros elétricos da VW
Ambos os modelos serão agora oferecidos com uma nova geração de software e do sistema de infoentretenimento.
O sistema motriz de alta eficiência introduzido pela primeira vez com o VW ID.7 oferece mais torque e potência, e além disso reduz o consumo de energia.
Graças a essa nova propulsão elétrica, a autonomia combinada do SUV ID.4 foi aumentada para até 550 km no ciclo WLTP.
O espaçoso SUV coupé ID.5 agora tem autonomia de até 556 km (WLTP) com uma carga de bateria.
A Volkswagen venderá as novas versões dos modelos sem aumento de preços. Dessa forma, a relação preço-desempenho do VW ID.4 e do VW ID.5 foi significativamente melhorada.
Operação intuitiva
A Volkswagen melhorou significativamente o cenário do cockpit do ID.4 e do ID.5. Foi dado foco à operação intuitiva. Os carros elétricos receberam um novo software de última geração, muito mais rápido e com mais funções.
Além disso, ambos os modelos estão equipados com um novo sistema de infoentretenimento padrão com diagonal de tela aumentada para 12,9 polegadas e estrutura de menu completamente nova.
Por sua vez, o Digital Cockpit (instrumentos digitais como padrão) e o head-up display de realidade aumentada opcional foram aprimorados.
Os controles deslizantes de toque do ar condicionado e do controle de volume agora estão iluminados e o volante multifuncional com nova lógica de funcionamento também é novo.
Além disso, a VW removeu e separou o seletor de modo de condução da carcaça do Digital Cockpit e o projetou como um interruptor na coluna de direção – como no ID.7. Isso abriu espaço para a tela maior de infoentretenimento.
A operação do ID.4 e do ID.5 é facilitada pelo novo assistente de voz IDA, que responde com mais precisão do que no passado aos comandos de voz naturais e oferece novas funções, incluindo informações meteorológicas baseadas na nuvem e o status de eventos esportivos ou ações. preços de mercado, que podem ser consultados via IDA.
A Volkswagen também oferece um novo sistema de som premium da Harman Kardon com 480 W de saída e 10 alto-falantes (incluindo alto-falante central e subwoofer) como opcional para ambos os modelos.
Torque aumentado em 75%
Graças a um novo motor elétrico no eixo traseiro e a uma bateria de nova geração, foi possível reduzir o consumo de energia e, ao mesmo tempo, aumentar a potência dos carros elétricos da VW.
Um motor elétrico com 210 kW (286 cv) é agora utilizado nos modelos de tração traseira ID.4 Pro e ID.5 Pro – isto corresponde a 60 kW mais potência do que nos antecessores.
A entrega de potência é mais dinâmica em todas as situações, já que o torque do motor saltou de 31,6 kgf.m para 55,6 Kgf.m.
Os 24 kgf.m adicionais correspondem a cerca de 75% mais torque. Com o novo motor elétrico traseiro e um motor adicional no eixo dianteiro, o ID.4 Pro 4MOTION com tração integral desenvolve uma potência de sistema de 210 kW (286 cv) – um aumento de 21 cv.
Energia para mais 178 km em 10 minutos
Todas as versões equipadas com a nova bateria de 77 kWh tiveram a autonomia ampliada. Dois exemplos: o novo VW ID.4 Pro pode percorrer uma distância de 550 km (WLTP combinado) – 17 km a mais que o seu antecessor.
O novo ID.5 Pro tem uma autonomia de até 556 km – um aumento de 11 km. Os modelos ID.4 e ID.5 com tração traseira carregam os familiares 135 kW.
As versões com tração integral agora também oferecem uma capacidade de carregamento DC que foi aumentada de 135 kW para 175 kW. Com a capacidade máxima de carregamento, os carros podem consumir energia suficiente para percorrer 178 km adicionais em apenas 10 minutos.
A versão básica ID.4 Pure com bateria de 52 kWh agora é oferecida com capacidade de carga de até 115 kW – antes eram 110 kW.
Carregamento mais rápido em viagens
O novo carregamento e gerenciamento térmico dos carros elétricos da VW garantem que a bateria seja pré-condicionada durante a condução, antes da próxima parada de carregamento em corrente contínua (CC).
Graças a esse pré-condicionamento, o ID.4 e o ID.5 são novamente abastecidos com energia nova o mais rapidamente possível, especialmente em viagens longas com uma ou mais paragens de carregamento.
Mais confortável e dinâmico ao mesmo tempo
Para complementar o novo sistema de transmissão, o chassi também foi reconfigurado. Além disso, a VW aprimorou o controle do controle adaptativo de chassi (DCC) opcional e projetou o Vehicle Dynamics Manager para uma distribuição ainda maior entre conforto e dinâmica.
Fonte: garagem360.com.br