A Embraer e sua subsidiária Eve Air Mobility anunciaram, no final da semana passada, mais detalhes sobre a fabricação do primeiro modelo de carro voador do Brasil.
Saiba aonde o primeiro carro voador do Brasil será fabricado
Aqui tem mais sobre o carro voador: Vai acontecer antes do que você imagina! Carro voador brasileiro já tem local de produção
“Carro voador” é o nome pelo qual é conhecida a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Visualmente, esse veículo se assemelha mais a um drone gigante do que a um carro.
A Embraer criou a Eve Air Mobility em 2017 como uma aceleradora do desenvolvimento de mobilidade urbana. Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia global de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVTOL.
O primeiro passo foi dado. O primeiro carro voado do Brasil será fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo. A linha de produção será instalada numa área que fica próxima à fábrica da Embraer.
“O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa”, informa o comunicado conjunto Embraer-Eve.
CEO da Eve, André Stein afirma que quando a empresa começou a procurar um local para fabricar o carro elétrico surgiram alguns desafios. “Quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística.”
Como funcionará o carro voador
A característica principal do eVTOL é a realização de pouso e decolagens verticais, algo que não demanda uma longa pista como os aviões, por exemplo. Por isso, o carro voador se semelha a um helicóptero. Porém, o seu custo operacional é muito menor, o que torna o seu uso mais democrático, viabilizando viagens de curto tempo e distância.
A Embraer e a Eve projetam viagens com percurso entre 16 e 48 km. Para esse trajeto, a duração média será entre 7 e 17 minutos.
A ideia do carro voador é tirar as pessoas dos constantes engarrafamentos nas grandes cidades, além de sua utilização em serviços de emergência.
Num primeiro momento, o serviço oferecido deve ser o de táxi aéreo bairro a bairro, nas grandes cidades. Projetado para voar a 100 km/h por 20 km antes de precisar receber uma recarga, o e-VTOL traz ainda a vantagem de dispensar o uso de combustível fóssil, como o querosene e a gasolina.
Diversas empresas estão hoje envolvidas no desenvolvimento de projetos de carro voador no mundo todo. Em maio passado, por exemplo, as empresas nacionais de aviação Helisul e Moya Aero firmaram uma parceria estratégica para desenvolver operações logísticas com eVTOL.
Fonte: garagem360.com.br