Nos últimos anos, houve um aumento significativo no interesse e no desenvolvimento de VTOLs (aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical). Sim! O carro voador está cada vez mais próximo, com diversas empresas interessadas em produzi-lo.
Carro voador pode vir nos próximos anos
VTOLs ou EVTOLs são aeronaves com capacidade de decolar e pousar verticalmente, sem precisar de uma pista de decolagem e pouso.
Em um futuro próximo, esses “carros voadores” serão uma alternativa para a mobilidade aérea urbana, uma vez que serão projetados para proporcionar maior eficiência e menos poluição que os helicópteros tradicionais.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
A corrida para a produção dos EVTOLs começou com empresas de transporte, fabricantes de aeronaves e startups que estão atualmente trabalhando no desenvolvimento de aeronaves. Algumas delas já estão em estágio avançado, com protótipos e testes em estágios avançados de desenvolvimento.
Estão no páreo as gigantes Airbus, a Rolls-Royce, a Turkish Aerospace, a própria Embraer, além de outras companhias menos conhecidas, como a britânica LYTE Aviation, estreante no mercado de aviação.
O conceito da LYTE está mais para um “ônibus voador”, uma vez que sua capacidade para 40 passageiros. O projeto do SkyBus, desenvolvido após três anos de pesquisa, foi apresentado juntamente com o modelo de carga SkyTruck de 4,5 toneladas. Ambos devem ter um protótipo em escala real em até dois anos.
De acordo com a empresa, o SkyBusterá poderá viajar até 1.000 km com velocidade máxima de 300 km/h. Será movido por um sistema de propulsão híbrido-elétrico (hidrogênio e combustível de aviação sustentável). um protótipo em escala real deverá ser lançado em cerca de 24 meses.
Embraer já está em estágio avançado
Recentemente a Embraer, por meio de sua subsidiária EVE, anunciou sua primeira simulação com EVTOLs produzidos pela companhia. Os voos foram colocados à venda pela plataforma Blade ao custo inicial de US$ 150, mas o modelo só estará disponível no mercado em 2026.
Batizado apenas de EVE, o carro voador não emite CO2 e promete ser mais seguro que os helicópteros convencionais. Funciona com oito rotores fixados em suas asas, assim consegue fazer decolagens e pousos nas verticais.
Na “Farnborough Airshow”, evento realizado nos Reino Unido, a Embraer apresentou o mock-up da cabine do EVE, além de revelar o design e a configuração.
“Este mock-up materializa de forma brilhante o conceito de cabine que cocriamos com potenciais usuários há anos. Recentemente, recebemos pareceres de nosso conselho consultivo e agora poderemos mostrá-lo a outros públicos de interesse no Farnborough Airshow. Nossas soluções foram pensadas considerando necessidades essenciais do mercado, como acessibilidade, segurança, sustentabilidade e preço da passagem. É sempre gratificante quando alcançamos essa etapa do programa,” disse Flavia Ciaccia, Vice-Presidente de Experiência do Usuário da Eve.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br