As empresas nacionais de aviação Helisul e Moya Aero e a Helisul Aviation firmaram, na semana passada, uma parceria estratégica para desenvolver operações logísticas com eVTOL – aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica, que será o primeiro carro voador e autônomo brasileiro. O veículo, desenvolvido totalmente, no País estará pronto para entrar em operação em breve.
Saiba mais sobre o primeiro carro voador e autônomo brasileiro
O Moya eVTOL é um drone de carga autônomo, totalmente elétrico, que funciona como um carro com capacidade para carregar 200 kg, tendo uma autonomia de voo de 110 quilômetros. Ser elétrico permite que o veículo opere com emissões zero. Além disso, o design de Moya traz ganhos de eficiência. A Helisul Drones, divisão de aeronaves remotamente pilotadas do grupo Helisul, obteve a licença para produzir 50 desses eVTOLs.
A Helisul é uma empresa de aviação que atua no Brasil há meio século e hoje possui uma das maiores frotas de helicópteros da América Latina, com mais de 50 aeronaves. A Helisul Drones atua em segmentos de operações altamente especializadas, que exigem equipamentos sofisticados e pessoal altamente qualificado.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
“Acreditamos que o Moya eVTOL vai revolucionar o transporte de cargas com maior agilidade e produtividade. A alta capacidade de carga e autonomia de voo do Moya são perfeitos para esse tipo de missão. Sem contar que é um voo limpo, com zero emissão de carbono”, ressalta Humberto Biesuz , superintendente-executivo da Helisul.
“Projetamos o Moya eVTOL para atender um amplo espectro de usos logísticos e agrícolas. Temos como objetivo oferecer um transporte de cargas eficiente, com melhor economia e operação sustentável”, afirma Alexandre Zaramela, CEO da Moya Aero. O executivo destaca que O Moya eVTOL é o primeiro carro voador autônomo desenvolvido na América Latina e irá inaugurar um novo meio de transporte logístico na região.
As empresas prevêem que o eVTOL estará pronto para fazer o primeiro voo até o final deste ano. O primeiro carro elétrico brasileiro deverá entrar em serviço até o final de 2025.
Fonte: garagem360.com.br