Esse mês, a Renault divulgou a nova parceria com a Zarp Localiza para disponibilizar aos motoristas de Uber e 99 a opção de locação de carro elétrico, nesse caso, o Renault Kwid E-Tech. Mas afinal, vale o investimento?
Carro elétrico é boa opção para motoristas de Uber e 99?
A Mobilize, marca do Renault Group dedicada à mobilidade e a Zarp Localiza, uma solução customizada para motoristas de aplicativo da Localiza, anunciaram o início do maior projeto de mobilidade elétrica da América Latina.
Trata-se da disponibilização de 200 Kwid E-Tech 100% elétricos para motoristas de Uber de São Paulo, que serão usados no serviço de transporte por aplicativo.
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Os veículos foram assinados, por meio do Renault on Demand, um serviço Mobilize Financial Services, pela Zarp Localiza, empresa que irá disponibilizar para motoristas da Uber selecionados em São Paulo. O Garagem360 realizou algumas contas para verificar se o uso de carro elétrico para trabalhar como uber realmente é vantajoso ao consumidor.
Investimentos para adquirir o Renault Kwid E-Tech
Nesse caso, o interessado pode adquirir o veículo através de duas formas, a primeira delas é o plano de assinatura desenvolvido pelas empresas. O plano de assinatura de 48 meses tem um valor mensal de R$ 3.339.
Ao final dos quatro anos, o motorista terá investido R$ 160.272. Além do uso de carro, o valor também inclui a revisão, seguro e impostos.
A segunda forma de aquisição é a compra efetiva do modelo, que é vendido por R$ 146.990. Porém, além desse custo, o proprietário também deve considerar seguro e revisão. Os impostos irão variar, uma vez que em determinadas cidades do país, os veículos da categoria são isentos.
Em ambos os casos, os valores são bem superiores ao preço sugerido para a versão topo de linha do veículo com motor a combustão, o Renault Kwid Outsider, que tem preço de R$ 71.990.
Preço de aquisição:
Renault Kwid por assinatura – 48 x de R$ 3.339 (R$ 160.272)
Renault Kwid através de compra – R$ 146.990
Renault Kwid Outsider – R$ 71.990
O consumo por km rodado
O Kwid E-Tech 100% elétrico, tem autonomia de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro.
Considerando a bateria de 26,8 kWh do veículo e o preço médio do kWh de R$ 1,04, para atingir a autonomia completa do carro, o condutor gastará R$ 27,87 a cada recarga. Ao dividir esse preço pela capacidade de alcance, o valor do km rodado será de R$ 0,09.
Já a versão Outsider a combustão tem um alcance de 524 km, uma vez que o tanque de combustível é de 38 litros e a média de km rodado é de 13,8 km/l no ciclo urbano com gasolina, conforme dados do Inmetro.
De acordo com a ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o preço médio da gasolina entre os dias 4 a 10 de setembro foi de R$ 5,04. Ou seja, para completar o tanque é necessário um investimento de R$ 191,52.
Considerando o valor e a autonomia do veículo, o preço médio por litro no carro a combustão é de R$ 0,36.
Um motorista de aplicativo roda em média 200 km ao dia, cerca de 4 mil km ao mês e 48 mil km ao ano. Com base nessa informação e nos dados do valor por km rodado de cada modelo, o proprietário do Renault Kwid E-Tech gastaria com recarga por mês cerca de R$ 360, ou R$ 3.320 ao ano.
Já o dono do veículo a combustão gastaria em média R$ 1,5 mil ao mês e R$ 18 mil ao ano, com gasolina.
Valor do Km rodado
Renault Kwid E-Tech – R$ 0,09
Renault Kwid Outsider – R$ 0,36
Valor de investimento por mês com recarga e reabastecimento
Renault Kwid E-Tech – R$ 360
Renault Kwid Outsider – R$ 1.500
Vale o investimento em um carro elétrico para trabalhar como uber?
Ao analisar os preços por km, o Renault 100% elétrico se mostra muito mais vantajoso. No entanto, alguns aspectos devem ser levados em consideração. O primeiro deles é o alto preço de investimento, uma vez que o preço do veículo elétrico quase paga dois modelos a combustão na versão topo de linha
Nesse caso, o retorno financeiro gerado pela economia de combustível seria gradativo, não imediato.
Outro fator que também deve ser pensado é a baixa infraestrutura de pontos de recarga públicos e semipúblicos.
A aquisição do veículo elétrico também deverá estar atrelada ao investimento de um wallbox, sistema de carregamento residencial, que tem uma média de preço de R$ 5 mil.
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