Menos poluentes e com menores custos de manutenção. Essas são duas vantagens do carro elétrico, porém um dos principais pontos que enchem os olhos de quem quer comprar um eletrificado está na economia para fazê-lo rodar.
Carro elétrico pode gerar economia de até 80%
De acordo com a NeoCharge, especializada em soluções em infraestrutura de recarga para veículos elétricos, o carro elétrico pode sim gerar uma enorme economia.
A partir de um cálculo simples, a empresa consegue comprovar que o km rodado com um carro elétrico é muito mais barato que um modelo a combustão.
Para o comparativo, foi levado em consideração dois carros (um elétrico e outro a gasolina) rodando 20 mil km por ano.
Um motorista com carro a gasolina que roda 20 mil km por ano com um consumo hipotético de 10 km/L e preço de R$ 5,82/L terá desembolsado ao fim do ano a quantia de R$ 11.663,28.
Já outro motorista que rodou a mesma distância com o carro elétrico em em um consumo hipotético de 6 km/kWh e preço de R$ 0,72/kWh vai gastar muito menos: R$ 2.401,92 por ano. Uma economia de 79% ou R$ 9.261,36.
Isso sem contar que em alguns locais, as montadoras como a Volvo oferecem terminais de recarga gratuitos, reduzindo ainda mais os custos.
“Se considerarmos o caso de pessoas que fazem um uso intenso do veículo, como os motoristas de aplicativo, a economia é ainda maior”, ressalta Raphael Pintão, sócio-fundador da NeoCharge.
“Rodando 60.000 km por ano e considerando os mesmos consumos hipotéticos, de 10 km/L e preço de R$ 5,82/L, o gasto médio anual para abastecer com gasolina é de R$ 34.920. Já o gasto médio para abastecer com eletricidade é de R$ 7.197, uma economia de quase R$ 28 mil”, afirma.
Brasil já abraçou os elétricos
De acordo com Raphael, o custo menor de abastecimento é só um dos motivos que têm despertado o interesse e impulsionado o crescimento desse mercado.
“Há outros fatores que farão esses veículos marcarem cada vez mais presença em nossas vidas, como a redução da emissão de gases poluentes, eficiência do motor, menor gasto com manutenção e a performance, com alcance instantâneo do torque máximo, enquanto o motor a combustão entrega o torque máximo apenas a aproximadamente 3.000 RPM”, finaliza.
De acordo com dados do Senatran, em apenas 7 meses, o crescimento de carros eletrificados (100% elétrico e híbridos) foi de 30%.
No período, as unidades passaram de 120.518 para 157.038 entre dezembro de 2022 e julho de 2023.
Esses números reforçam o que muitos entusiastas já sabem: o brasileiro segue a tendência mundial, especialmente atraído pela possibilidade de economizar.
Fonte: garagem360.com.br