A combinação entre carro elétrico e energia solar pode parecer óbvia. Porém, ainda é muito pouco explorada, tanto no Brasil como no mundo.
Uma fabricante chinesa se sistemas fotovoltaicos, que está chegando ao País, pretende mudar esse panorama, oferecendo uma alternativa mais econômica e sustentável para o carregamento de veículos elétricos (EVs).
Brasil tem grande potencial para carro elétrico ser carregado com energia solar
A fonte solar de energia é a opção mais econômica e ecológica para o abastecimento do carro elétrico.
Nos últimos anos, os EVs vêm se tornando uma opção mais popular entre os consumidores, principalmente europeus, devido ao fato de a radiação solar ser uma fonte de energia limpa e renovável.
Por causa dessa demanda, diversas empresas aproveitam para lançar produtos inovadores, e que também sejam sustentáveis.
É o caso da chinesa Beny, que está chegando ao Brasil.
A fabricante tem, em sua linha de produtos, um carregador movido a energia solar que fornece energia para todos os tipos de EVs.
“Se o motorista possuir um sistema fotovoltaico, o custo de carregamento da bateria será bem mais baixo e pode até ser zerado.
O nosso carregador é adequado para usos internos e externos, com caixas à prova d’água. Garantimos que ele supere a expectativa de vida útil e desempenho”, afirma André Mattioli, gerente da Beny no Brasil.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA), o Brasil já se encontra entre os 20 países com maior capacidade instalada de energia solar do mundo.
A procura por sistemas fotovoltaicos tem sido crescente – assim como em relação aos carros elétricos e híbridos.
Isso porque a energia solar oferece benefícios em termos de sustentabilidade e economia. Um carro movido a gasolina ou etanol tem um gasto semanal para encher o tanque.
No entanto, quando a pessoa opta por um carro elétrico movido por energia solar, tudo o que ela precisa se preocupar é com o carregador e com a luz do sol.
A energia vinda dos raios solares são praticamente inesgotáveis, além de não gerar resíduos que poluem a atmosfera.
“Essa fonte de energia não emite gases poluentes, então tudo gerado para movimentar o carro provém de recursos naturais.
Vemos isso como uma revolução para o nosso planeta que está gritando por socorro, visto que a cada dia está mais degradado. E a nossa missão é contribuir para essa melhora”, afirma Matiolli.
Diversas outras empresas, incluindo montadoras de automóveis, têm investido na mesma direção. Recentemente, a Renault anunciou um projeto-piloto de energia solar para carro elétrico na ilha de Fernando de Noronha.
Fonte: garagem360.com.br