A carretinha é um equipamento versátil, prático e que ajuda no transporte de diversos tipos de carga. Seja para viagens em família, mudanças ou até mesmo para o trabalho, elas se tornaram uma opção popular para facilitar o transporte de objetos.
Mas é proibido? Quais regras e custos? Antes de utilizar uma carretinha, é importante conhecer as regras e regulamentações não só para andar “dentro da lei”, mas também para garantir a sua segurança e a dos demais usuários da via.
Regras para o uso da carretinha
A princípio, a instalação de um engate, seja para carretinha ou reboque não é proibido. No entanto, é preciso seguir algumas regras e normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pela Resolução nº 197 de 25 de julho de 2006.
O Código Brasileiro de Trânsito entende que a carretinha é o veículo utilizado para o transporte de veículos além da capacidade do porta-malas. Para seu uso, é necessário obedecer algumas leis de trânsito:
Habilitação adequada
De acordo com o Detran – SP, o motorista deve possuir habilitação B para carros de passeio, desde que o peso bruto total do carro e do reboque não ultrapassem (juntos) o peso de 3.500 quilos.
Já a carteira de habilitação C é exigida para os os veículos e reboques com peso limite de 6.000kg.
Emplacamento
Como é considerada um veículo, a carretinha também precisa ser emplacada, seguindo as regras de placas e identificação.
Qualquer pessoa pode se dirigir ao Detran para regularizar a sua carretinha, mesmo que a própria tenha construído a sua.
Para isso, é necessário atender os limites de peso e dimensões estabelecidos (vide abaixo). Também é importante levar consigo a documentação do veículo.
O mesmo vale para as carretinhas adquiridas sem placa. Nesse caso, é preciso levar consigo a nota fiscal.
Iluminação e Sinalização
A carretinha também precisa estar equipada com as luzes e sinalizações necessárias, como lanternas, luzes de freio e setas.
Dimensões
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a carretinha (ou reboque) não possui um comprimento estipulado, no entanto o conjunto combinado de veículo e reboque não pode ultrapassar 19,80 m.
Largura: limite de 2,60 m (o mesmo das carretas e ônibus)
Altura: limite de 4,40 m (o mesmo das carretas e ônibus)
Balanço traseiro: 3,5 m (é a distância entre o para-choque e o eixo traseiro)
Ao instalar a carretinha, é preciso assegurar que ela esteja corretamente engatada ao carro. Verifique a conexão, freios, luzes, evitando folgas que possam comprometer a estabilidade do veículo.
Itens obrigatórios da carretinha
Além disso, a carretinha também deve ter alguns itens obrigatórios:
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Esfera maciça para o engate (no veículo);
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Tomada elétrica para acionamento das luzes;
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Área para fixação de corrente de segurança e plaqueta inviolável com o nome da fabricante;
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Identificação do registro do Inmetro;
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Capacidade máxima de tração.
Alguns carro não podem usar carretinha (ou reboque)
Vale ressaltar que alguns carros não podem puxar um reboque, como é o caso do Toyota Corolla (até 2019), GM Onix, Renault Kwid, todos os da Honda, entre outros.
A razão é que o Contran só permite que veículos que tiverem a capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador podem tracionar reboques.
A resolução é válida para qualquer veículo cujo peso bruto total (PTB) não ultrapasse 3.500 kg. Para os demais veículos, é necessário verificar o que diz o manual.
Preço médio
O preço médio de uma carretinha pode variar dependendo do tamanho, capacidade de carga e recursos adicionais. Carretinhas menores, utilizadas para o transporte de cargas leves, podem ser encontradas a partir de R$ 3.000.
Já as carretinhas maiores e mais robustas, adequadas para o transporte de cargas pesadas, podem chegar a custar R$ 10 mil ou mais.
Também é possível alugar, ao custo médio de R$ 50 por algumas horas de uso. A diária, gira em torno de R$ 100.
Só o engate (a bola maciça para acoplar a carretinha) para os modelos que não vem de fábrica, custa em média entre R$ 250 e 350.
Além disso, é importante considerar o custo de manutenção e seguro da carretinha. Verifique se ela requer manutenção periódica, como lubrificação das partes móveis e verificação dos pneus.
Fonte: garagem360.com.br