A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) já projeta o futuro da mobilidade no país para o setor de pesados, através de seus caminhões elétricos. Veja os próximos passos da montadora alemã no Brasil.
VW em evento no centro-oeste do país
Como forma de sinalizar os próximos desdobramentos da montadora para o setor de caminhões no país, a Volkswagen terá como destaque um de seus principais modelos elétricos em evento de eletromobilidade no Distrito Federal.
O evento será organizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e terá como uma das atrações o caminhão e-Delivery da Volks.
Para o encontro inédito, a fabricante será representada pelo seu CEO Roberto Cortes, que participará ativamente dos debates promovidos pela organização no seminário ”Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”.
Além do presidente da VW, os painéis contarão com a presença de outros palestrantes brasileiros e estrangeiros, além de autoridades do primeiro escalão do governo e presidentes das principais entidades do setor.
O objetivo é analisar os desafios e oportunidades da mobilidade elétrica no Brasil, usando também como exemplo as experiências em países da Europa, Ásia, e América do Norte.
A programação do evento prevê debates sobre infraestrutura de carregamento, geração, transmissão e distribuição de energia limpa, desenvolvimento das longas cadeias industriais de fornecimento, transformação local de matérias-primas ligadas à eletrificação e parceria entre os setores público e privado.
VW Caminhões
A Volkswagen é a única montadora no país com produção em larga escala de veículos elétricos.
Os caminhões elétricos da marca estão no mercado há praticamente dois anos, com foco no uso urbano.
Além disso, anunciou recentemente que passou a testar seu primeiro chassi elétrico para o transporte de passageiros.
Segundo Roberto Cortes, a VWCO assumiu o compromisso de tornar os caminhões e ônibus cada vez mais eficientes no Brasil, já que esses são responsáveis por uma importante parcela da economia no país.
Além disso, o chefe executivo da montadora destaca a importância dos novos rumos da indústria que anda de mãos dadas com as soluções em prol do meio ambiente, na ”jornada pela descarbonização”, como entitula.
”É necessário construir com o setor público formas de tornar a eletromobilidade no Brasil mais eficiente. Este encontro proporciona mais uma oportunidade de avançarmos para essa realidade”, conclui Roberto Cortes, realçando a importância do evento que está por vir.
e-Delivery
O VW e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido no Brasil.
Seu projeto inicial foi revelado há seis anos com o conhecimento de profissionais brasileiros a partir de um modelo de desenvolvimento que é patenteado e acelera a criação de novas plataformas de caminhões e ônibus.
As principais funções atribuídas ao uso do e-Delivery no dia a dia variam entre distribuição de bebidas, transporte de combustível e equipados com cesto aéreo.
Além disso, a montadora prepara o modelo para atuar também em condições severas como a de coleta de resíduos ou frigorífico.
Fonte: garagem360.com.br