Já ouviu falar em calibrar o pneu com nitrogênio? Não é uma novidade, mas impressiona e já está disponível em vários lugares. De acordo com a Air Products, empresa especializada em fornecimento de gases industriais, medicinais e especiais, há uma série de benefícios em usar a tecnologia. Veja quais são.
Mais economia ao calibrar pneu com hidrogênio
A princípio, pneus descalibrados podem aumentar significativamente o consumo de combustível, além de comprometer a estabilidade do veículo.
No entanto, a calibragem de nitrogênio, apesar de ser um pouco mais cara do que a convencional, se mostra mais eficaz. Isso porque os intervalos entre as calibragens apresentam um intervalo maior e são mais eficientes.
“Com o uso do nitrogênio, o intervalo entre calibragens pode se prolongar para até 45 dias”, afirma Omar Abreu, Vendedor Técnico da Air Products.
Osmar destaca que o ar comprimido, comumente usado para encher os pneus dos veículos, é uma mistura de gases, sendo os principais oxigênio, nitrogênio e contaminantes como óleo e água.
Até aí tudo bem, mas acontece que a perda de pressão pode chegar a 5 (cinco) libras por semana.
“Quando oferecemos a calibragem dos pneus apenas com nitrogênio, prolongamos a periodicidade entre calibragens por uma razão simples: as moléculas desse gás são maiores e demoram mais para sair pela borracha do pneu, que é permeável”, explica.
Além disso, Osmar ressalta que o segundo ou terceiro maior custo do transporte rodoviário são os pneus, perdendo somente para o combustível e em alguns casos para mão de obra.
Com o nitrogênio, há um ganho de sobrevida de cerca de 10%.
Mais segurança e melhoria na dirigibilidade
Assim como a economia, outra vantagem é a segurança. Isso porque o nitrogênio oferece uma pressão mais assertiva e estável em relação ao ar comprimido.
Omar ressalta que uma pressão incorreta pode comprometer a estabilidade do veículo e aumentar o risco de acidentes.
“A permeabilidade reduzida do nitrogênio, em comparação com o ar comprimido, mantém a pressão dos pneus estável por mais tempo, proporcionando uma condução mais segura”, ressalta.
Pneus calibrados e a preservação do meio ambiente
“Com o uso de nitrogênio, que é um gás totalmente inerte, estável, isento de umidade e óleo, a temperatura e a calibragem ideal do pneu são mantidas por mais tempo, preservando a estrutura interna”, destaca Omar Abreu.
Em outras palavras, os pneus duram mais. Além disso, os pneus de transportes calibrados com nitrogênio podem ter uma reforma a mais por carcaça, reduzindo a geração de sucata.
Veja também: Faça você mesmo o check-up completo do seu carro em apenas 6 passos
Fonte: garagem360.com.br