A dúvida entre um carro elétrico ou um modelo a combustão tradicional chegou aos SUVs compactos com o lançamento do BYD Yuan Pro. O SUV a bateria surpreendeu a todos que esperavam um valor acima dos R$ 200 mil com sua etiqueta de R$ 182.800.
O preço de lançamento o colocou em confronto direto com modelos flex top de linha, caso do Volkswagen T-Cross Highline, que custa R$ 180.690.
Antes de escolher, é preciso levantar alguns pontos. Carros elétricos ainda são uma incógnita no mercado, enquanto modelos tradicionais já estão há anos nas ruas e devem durar bastante tempo. A alta depreciação do elétrico usado é prova disso. Mas, produto por produto, vamos analisar alguns pontos.
Motor
O Yuan Pro tem um motor elétrico de 177 cv de potência e 29,5 kgfm de torque. Chega aos 100 km/h em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. O T-Cross, por outro lado, acelera em 8,6 segundos e vai até os 202 km/h com seu motor 1.4 TSI 250 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm.
Autonomia
Um dos maiores incômodos dos carros elétricos é a autonomia, afinal, não é sempre que se tem um carregador disponível. E o alcance do BYD é de 250 km aferidos pelo Inmetro com sua bateria de 45,1 kWh.
O custo do kWh é bem mais em conta do que o litro de combustível e encher o tanque de 49 litros do T-Cross pesa no bolso, mas ele cheio de etanol pode levar o SUV a rodar entre 400 km e 560 km dependendo do uso na cidade e na estrada. E posto de combustível é bem mais fácil de achar.
Itens de série
O SUV da BYD é bem equipado. Tem itens como ajustes elétricos para o banco do motorista, central multimídia giratória com tela de 12,8 polegadas, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, sistema de som com seis alto-falantes e ar-condicionado digital.
O T-Cross responde com o pacote Adas —sistema de piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e auxiliar de permanência em faixa, entre outros— e teto solar panorâmico.
Espaço
Em porte, os dois são bastante similares. O Yuan Pro é um pouco mais comprido, com 4,30 metros contra os 4,22 m do T-Cross. Ele também é maior na largura (1,83 m x 1,76 m) e na altura (1,67 m x 1,57 m), mas perde na distância entre-eixos (2,62 m x 2,65 m).
Para privilegiar o bom espaço no banco traseiro, no entanto, o BYD perdeu bastante porta-malas. São apenas 265 litros de capacidade contra os 363 l do rival da Volkswagen.
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Fonte: autoo