Depois de ultrapassar a Tesla como maior fabricante de carros elétricos do mundo, a BYD pretende ampliar sua produção fora da China e uma das suas maiores investidas pode ser no México. Isso porque o país da América do Norte tem livre comércio com os Estados Unidos, principal alvo da marca.
VEJA TAMBÉM:
- 10 fatos curiosos sobre o BYD Dolphin Mini
- Motoristas de aplicativo ganham desconto na compra de um BYD
A BYD deve inaugurar sua fábrica no Brasil neste ano, assim como na Tailândia. O mercado europeu, outro objetivo da gigante chinesa, será abastecido por uma futura unidade de produção na Hungria.
A possibilidade da fábrica do México foi levantada por Zhou Zou, gerente nacional da BYD México, à agência de notícias Nikkei. Segundo o executivo, a empresa já lançou um estudo de viabilidade para uma fábrica mexicana. A BYD já estaria negociando com autoridades governamentais a localização e outros termos para a unidade.
A baixa procura por carros elétricos não preocupa Zou, que lembrou que o mercado de híbridos segue aquecido e a BYD também produz esse tipo de veículos. Além disso, o próprio mercado mexicano é atraente para a empresa.
No geral, 1,36 milhão de veículos foram vendidos no México no ano passado, um aumento de 24% em relação a 2022. Destes, os carros chineses representaram mais de 120 mil unidades, um ganho de 60%, segundo o jornal El Financiero.
De acordo com a agência Nikkei, além da BYD, a Tesla também quer construir uma fábrica em solo mexicano. A Kia é outra empresa que fala em fazer elétricos no país.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo