A BYD e o governo da Bahia celebraram o acordo firmado para implantar três fábricas no complexo de Camaçari, a 50 km de Salvador. Para isso, a fabricante chinesa adquiriu as instalações da Ford, que deixou de produzir veículos em sua unidade no local em janeiro de 2021.
O projeto da BYD, um investimento de R$ 3 bilhões, é mais amplo do que o imaginado. Além de uma fábrica para produzir automóveis híbridos e elétricos, a empresa também fabricará chassis para ônibus e caminhões eletrificados e implantará uma unidade para processamento de lítio e ferro fosfato, materiais usados em baterias.
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Esta última fábrica, no entanto, será voltada ao mercado externo, aproveitando a proximidade de um porto na região.
“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
Seagull e Dolphin
A BYD não adiantou quais modelos pretende fabricar em Camaçari, que começará a funcionar já no segundo semestre de 2024. No entanto, pela capacidade da planta, imagina-se que serão veículos mais acessíveis, de grande demanda.
Segundo a marca, a primeira fase da linha de montagem de veículos leves será capaz de produzir 150 mil unidades por ano, podendo atingir 300 mil unidades no futuro.
Trata-se de um volume mensal de 12,5 mil veículos, produção suficiente para colocá-la entre as 5 marcas mais vendidas do Brasil. Claro que parte dos modelos poderá ser exportada, mas mostra que o projeto é bastante ambicioso.
Entre os modelos que têm potencial de produção nacional estão o Seagull, um elétrico urbano que já teve registro aprovado no país, e o recém lançado Dolphin, um compacto com estilo monovolume.
A BYD prometeu ainda contratar mão de obra local já a partir de 2023. A previsão é que o novo complexo gere cerca de 5 mil empregos diretos.
Fonte: autoo