Nos últimos dias o tema ”carro popular” tem tomado conta não só dos noticiários automotivos, mas da imprensa em geral. E esse assunto ficou ainda mais notório quando pesquisas atualizadas trouxeram uma preferência da população por modelos mais caros. Afinal, o brasileiro prefere qual tipo de veículo?
Brasileiro não quer carro popular?
De acordo com o relatório mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Renault Kwid e Fiat Mobi, os carros mais baratos do país, não estão entre os mais vendidos em 2023.
Tanto o modelo da Renault quanto o hatchback da Fiat custam atualmente em suas versões de entrada R$ 68.990, sendo os carros mais baratos do Brasil.
Mas afinal, qual posição eles ocupam no ranking dos veículos mais comercializados em 2023?
Fora do top 10
Tanto Renault Kwid como Fiat Mobi, estão fora da lista de dez modelos mais vendidos até maio de 2023, segundo a Fenabrave.
O Mobi ficou em 11º entre todos os modelos emplacados no país, uma posição a frente do concorrente de segmento, Renault Kwid.
O Mobi já registrou até maio deste ano, 23.547 emplacamentos, 2.834 a mais que o Renault Kwid, com 20.713.
Nem mesmo entre a categoria de hatches, os modelos mais baratos do país estão a frente.
Chevrolet Onix, Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Fiat Argo, superam Mobi e Kwid, nesta ordem, em 2023.
Para se ter uma ideia, as vendas gerais do Onix no ano correspondem a praticamente 81% dos emplacamentos somados de Mobi e Kwid no mesmo período, foram 35.849 vendas do modelo da GM no acumulado.
Confira o top 10 de veículos mais vendidos até maio de 2023, segundo a Fenabrave:
- Fiat Strada: 41.539
- Chevrolet Onix: 35.849
- Chevrolet Onix Plus: 29.310
- Volkswagen Polo: 27.773
- Hyundai HB20: 27.582
- Jeep Compass: 26.012
- Hyundai Creta: 25.352
- Fiat Argo: 25.173
- Volkswagen T-Cross: 24.771
- Chevrolet Tracker: 24.010
O que os mais vendidos revelam?
O mês de maio foi negativo do ponto de vista de concorrência, principalmente para o Fiat Mobi, dentre os modelos mais baratos do mercado.
Isso porquê o modelo da Fiat amargou a saída do top 10, posto que ocupava até o acumulado do mês passado, quando era o 9º veículo mais vendido do país.
No entanto, os bons desempenhos dos SUVs VW T-Cross e Chevrolet Tracker no último mês fizeram com que os utilitários esportivos roubassem a vaga do Mobi no top 10.
Porém, tanto os SUVs quanto os hatches (e até mesmo o sedã) da relação dos dez melhores modelos em vendas são mais caros que Fiat Mobi e Renault Kwid.
Tal fato revela uma preferência do brasileiro por modelos mais ”incrementados”, seja por potência, espaço, conforto ou outro fator, o que abre espaço para uma nova discussão no segmento:
Adiantarão as medidas de barateamento do carro popular no Brasil anunciadas pelo governo em parceria com as montadoras no fim do mês passado, para o maior protagonismo desses modelos no mercado?
Fonte: garagem360.com.br