A plataforma de compra e venda online de veículos OLX avaliou, em parceria com a plataforma de pesquisa de mercado Mindminers, a percepção de consumidores sobre a inteligência artificial (IA) nos veículos. Segundo o estudo, 36% dos entrevistados estão dispostos a comprar carros autônomos.
Além de dispostos a comprar carros autônomos, brasileiros dizem confiar na IA
O termo e o conceito de IA já não são novidades para 92% dos respondentes. O levantamento também aponta que 80% crêem que a IA contribui para a segurança dos veículos.
Além disso, 70% dos participantes acreditam que a IA irá dominar o segmento automotivo em até dez anos.
“O uso da inteligência artificial nos veículos já é um tema cada vez mais em evidência no cotidiano dos brasileiros.
A segurança é o atributo central destacado pelos respondentes da pesquisa, bem como a melhoria da eficiência do automóvel e as possibilidades para o meio ambiente. O estudo traz um olhar sobre a receptividade a essa tendência tecnológica, trazendo insights para os negócios”, afirma Flávio Passos, vice-presidente Comercial de Autos do Grupo OLX.
Saiba mais sobre o assunto: Nova plataforma promete acelerar a criação de carros autônomos.
Carros autônomos e segurança
O levantamento também perguntou se os usuários aceitariam comprar um carro dirigido de forma autônoma. Metade respondeu que aceitaria, dependendo dos recursos e preços, enquanto 36% compraria definitivamente.
Apesar disso, ainda não há confiança predominante numa condução 100% automática, visto que 58% responderam que confiam nesse tipo de veículo desde que haja um motorista de apoio. Já 26% disseram que confiariam totalmente, sem auxílio humano na direção.
A pesquisa também aponta que 80% dos usuários brasileiros respondentes acreditam parcialmente ou possuem relativa confiança de que a IA traz segurança ao veículo.
Importância da IA nos veículos
Os usuários da plataforma também foram indagados sobre como entendem o uso da IA voltada para veículos. A maioria das pessoas (37%) visualiza todos os benefícios listados na questão, conforme mostra o gráfico abaixo:
Apesar disso, a possibilidade de um sistema inteligente, capaz de tomar decisões em tempo real, é o atributo mais reconhecido dentre os participantes (34%).
Metade dos respondentes (52%) acreditam que a presença de IA nos veículos é importante principalmente para a melhoria da segurança, seguido do monitoramento de falhas e problemas técnicos (46%), e da identificação de veículos e pedestres à frente (43%).
Ao avaliar a percepção de importância da IA nos automóveis com recorte de gênero, tanto homens quanto mulheres valorizam a melhoria na segurança dos veículos com a tecnologia.
No entanto, os homens têm uma ligeira inclinação maior do que as mulheres, somando 55% – enquanto elas representam 49% nesse aspecto. Para o gênero feminino se destacam os fatores como “personalização da experiência” (8 pontos percentuais acima do apontado pelos homens) e “reconhecimento de voz” (9 p.p. acima).
Futuro próximo
O gráfico a seguir aponta que, enquanto a maioria dos entrevistados têm expectativas sobre um futuro próximo de domínio da IA no setor, outros são mais cautelosos e preveem que a transição pode ser mais gradual e demorada.
Principais preocupações
Ao serem perguntados sobre quais são as maiores preocupações acerca do uso de IA no setor automotivo, a responsabilidade em caso de acidentes lidera com 62%, seguido pelo risco de segurança (60%) e pela dependência excessiva da tecnologia (53%).
O estudo aponta que 49% dos respondentes conseguem visualizar as possibilidades da IA para o meio ambiente. Porém, para 39%, essa associação ainda não é clara. O estudo também elencou uma nuvem de palavras mais citadas:
Outra percepção questionada aos usuários da plataforma é se as estradas brasileiras estão preparadas para os avanços dessa tecnologia. Para 83%, as vias não estão adequadas e precisam de investimentos.
Perfil do público entrevistado
O perfil do público entrevistado pela pesquisa é em sua maioria masculino (52%), sendo boa parte composto por indivíduos acima dos 41 anos (37%) – além de faixa de 31 a 40 anos (27%), de 25 a 30 anos (16%) e 18 a 24 anos (19%). A maioria dos participantes pertence à classe C (44%) e B (40%).
Quase metade dos entrevistados reside na região Sudeste (48%), seguido de Nordeste (23%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%).
A pesquisa foi realizada de forma online em julho de 2023, com 300 pessoas que consomem conteúdo automotivo.
Saiba mais sobre o assunto: Marca cria subsidiária para desenvolver tecnologia de carros autônomos.
Fonte: garagem360.com.br